3 Idiomas Que Você Nunca Ouviu Falar:

Você sabia que existe uma língua composta inteiramente por assobios?  Ou melhor, você sabia que existem mais de 7.000 línguas faladas no mundo inteiro hoje? E bem, provavelmente existem outras milhares de línguas pelo universo a fora mas não entraremos nesse assunto hoje...

Mulheres da etnia xhosa

Mulheres da etnia xhosa

O fato é: além dessas 7.000 línguas existem outros idiomas que são falados apenas por 100.000 pessoas. O que basicamente significa que eu e você não conhecemos metade delas! A boa notícia é que aqui vamos introduzir pelo menos três delas nos nossos ouvidos talvez pela primeira vez:

 

 

Xhosa - língua oficial falada por menos de 8 milhões de pessoas na África do Sul

 

Essa língua possui  de todas as consoantes e vogais que conhecemos, até aí tudo bem. O curioso a diferença desses diferentes sons nas letras x, a e q, que soam em forma de CLICK! Sim! Como um estalo.


No vídeo há uma básica introdução (em inglês - você pode usar a ferramenta de tradução automática do Youtube) sobre o idioma e escutar a peculiaridade da sua pronunciação.

 

 

Pawnee: idioma da Tribo Americana Pawnee falada hoje por apenas 100 nativos no Estado de Dallas - EUA

 

Esse curioso idioma (quase extinto) se caracteriza por ser polissintético, que basicamente significa condensar uma palavra só e fazer com que a mesma signifique toda uma frase ou tenha um significado mais complexo do que a própria palavra. Isso quer dizer que você pode falar uma só palavra que significaria o mesmo no nosso idioma porém essa única palavra, na língua Pawnee, significaria uma frase inteira.

O groelandês e algumas línguas do tupi-guarani também entram nessa classificação.

Algumas formas de apresentação em Pawnee:

 

 

Silbo Gomero: idioma falado na Ilha La Gomera (Ilhas Canárias Espanholas) pelos seus 22.000 habitantes

 

Duas vogais e quatro consoantes. Sim, essas são as letras que basicamente o que consiste o Silbo Gomero. E não para por aí: elas não são faladas. Elas são ASSOBIADAS! Não há explicação, aqui vai um vídeo em espanhol castelhano de alguns nativos assobiando algumas frases e textos:

Fascinante, não? Chegamos na conclusão de que não importa como, onde e por quanto tempo: o ser humano sempre encontrará uma forma de se expressar e é nela que encontraremos as principais características de sua cultura.

Aprenda o melhor sobre um novo idioma com a Listen and Learn. Faça um teste de nível on-line e GRATUÍTO com a gente e conheça hoje um caminho cheio de novos significados!