Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

5 Bons Motivos Para se Estudar Francês

O francês, com suas sonoridades complexas, letras em excesso e biquinhos, pode nos gerar certo estranhamento de início.  Apesar de sua complexidade se trata de uma língua latina, assim como português, o que já nos dá alguma vantagem como lusófonos. Como qualquer outra língua estrangeira, para quem se dedica a seu estudo, o francês proporciona vantagens curriculares e culturais. Mas entre tantas outras línguas faladas no mundo por que é interessante escolher o francês para se estudar? Vamos tentar te explicar o porque.

francophonie_drapeaux O francês, com suas sonoridades complexas, letras em excesso e biquinhos, pode nos gerar certo estranhamento de início.  Apesar de sua complexidade se trata de uma língua latina, assim como português, o que já nos dá alguma vantagem como lusófonos. Como qualquer outra língua estrangeira, para quem se dedica a seu estudo, o francês proporciona vantagens curriculares e culturais. Mas entre tantas outras línguas faladas no mundo por que é interessante escolher o francês para se estudar? Vamos tentar te explicar o porque.

Segunda língua mais ensinada no mundo

Além de se tratar da língua oficial de 28 países além da França, a língua francesa é falada por cerca de 500 milhões de pessoas. Só com isso já dá pra se notar que falar francês proporciona uma enorme vantagem no mundo, não é? Mas não é só isso, se trata também da segunda língua mais ensinada do mundo, perdendo somente para o inglês! Países de grande fluxo turístico como França, Canadá, Bélgica e Suíça possuem o francês como língua oficial, ótimas opções pra se praticar o que aprendeu.

7ª Arte

Os famosos irmãos Lumiére, franceses, foram inventores do cinematógrafo, primeira máquina responsável por projetar filmes, sendo conhecidos como os pais do cinema. A partir daí o cinema francês moldou sua face única, passa a se caracterizar pelo foco nos sentimentos dos personagens, abordando temáticas mais profundas. Apesar das crises que passou, o cinema francês sempre foi destaque, sendo um dos prêmios de cinema mais significativos do mundo em Cannes, uma cidade no interior da frança. O fato de o cinema francês ser capaz de fazer frente à cultura hollywoodiana e recentemente possuir diversos destaques mundiais mostra a importância de se entender como a riqueza da língua auxilia na formação da história. Nesse caso, entender diretamente o francês trás uma absorção muito mais profunda e compreensão do objetivo do diretor.

escuela-de-frances-francia-fuente-tiza-placa_121-64271

Importância política

Do século XVII até meados do século XX o francês foi considerado a língua oficial da diplomacia e assuntos internacionais, ou seja, qualquer negociação que ocorresse entre países de línguas distintas era tradicionalmente feitas em francês. Atualmente o inglês se sobrepôs, mas ainda é considerado de bom grado falar-se francês, sendo ainda vista como uma língua de suma importância, principalmente quando se trata de negociar com países francófonos. Nota-se isso mais fortemente no fato de o francês ser uma das línguas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outras diversas organizações internacionais.

África

Sabemos que o interesse na África vem crescendo com o enriquecimento dos países em desenvolvimento, não somente com objetivos humanitários, mas também políticos e econômicos.  O continente africano possui uma forte herança de seus colonizadores franceses, sendo que a chamada África Francófona (países na África que falam francês) é composta por 16 Estados. Portanto, um grande passo para se conhecer e adentrar as culturas da África Francófona é através da língua, levando em conta o baixo número de falantes da língua inglesa.

Superar desafios

O principal e maior motivo para se aprender o francês é superar desafios. Levando em conta a fonética diferenciada e nuage-juin1os mais de 20 modos de conjugação verbal, pode-se dizer que o francês é uma língua de difícil aprendizado. Não que o português seja muito mais simples, entretanto, é nossa língua nativa, o que facilita muito as coisas em comparação com o francês. O que queremos dizer é que, ao se adentrar em um novo mundo complexo de conjugações verbais e pronúncias diferentes, o aprendizado é enorme. Claro que não se pode afirmar que seja a língua mais difícil, ou que todas as que virão depois não representarão desafios, mas vencer as barreiras linguísticas do francês gerará grande ganho pessoal e cultural.

Venha aprender francês conosco!

http://www listenandlearn.com.br/