Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

5 Maneiras de Manter o Pique no Aprendizado de Línguas

Aprender uma língua nova no começo é sempre muito legal, se conhece muitas coisas novas e interessantes. Depois de um tempo, a gramática, as construções textuais, algumas pronúncias complicadas e até mesmo a falta de resultados visíveis tende a nos desmotivar, gerando desinteresse e dificuldade de aprendizado. Mesmo quando sabemos que é importante aprender o idioma por esse ou aquele motivo, fica difícil se concentrar e dedicar horas de estudo em casa. Aqui vão então 5 dicas para manter esse pique!

tips-creating-workplace-motivationAprender uma língua nova no começo é sempre muito legal, se conhece muitas coisas novas e interessantes. Depois de um tempo, a gramática, as construções textuais, algumas pronúncias complicadas e até mesmo a falta de resultados visíveis tende a nos desmotivar, gerando desinteresse e dificuldade de aprendizado. Mesmo quando sabemos que é importante aprender o idioma por esse ou aquele motivo, fica difícil se concentrar e dedicar horas de estudo em casa. Aqui vão então 5 dicas para manter esse pique!

Ouvir muito

Dependendo da língua que estudamos é difícil ter contato com qualquer forma de treino além das aulas. Ver filmes, ouvir música e observar pessoas conversando são as maneiras mais fáceis de manter o ouvido afiado. No começo pode parecer desmotivador o fato de se entender pouco ou quase nada, mas o início é sempre assim e a compreensão vai aumentando com o tempo. Ouvir sempre pessoas dialogando ou cantando neste novo idioma é preciso, e sentir que se pode utiliza-lo para entender novas coisas e culturas, ajuda a manter o ânimo.

Estabelecer metasmetas

Às vezes a falta de perspectiva a longo prazo nos leva a pensar “Porque mesmo estou estudando?” ,“Será que um dia vou conseguir falar e entender bem?”. São pensamentos comuns e que ao invés de estimular o estudo, nos desanima. Estabelecer metas a curto prazo nos ajuda a contabilizar os resultados e estimula o estudo. Pode-se, por exemplo, colocar como meta cantar alguma música que goste sem olhar a letra, ou até mesmo falar frases curtas e úteis. O importante é colocar prazos pequenos, como semanas ou no máximo meses, para assim não perder desmotivar com o tempo.

Fazer amigos

Não é fácil conhecer pessoas que falem outro idioma sem sair de seu próprio país, entretanto a internet é uma ferramenta maravilhosa nessas horas. Fazer um amigo que tenha como língua nativa o idioma que se está aprendendo te ajuda a treinar montar frases, aprender coisas novas, e é um estímulo a mais para se aprender esse novo idioma.

Mergulhar na cultura

London_Big_Ben_Phone_boxAprender uma língua por aprender é realmente difícil e cansativo, mas aprender com um interesse maior já gera uma diferente perspectiva. Um fator que parece irrelevante, mas que realmente auxilia no aprendizado é o interesse pela cultura que gira entorno da língua. Gostar da música, cinema, artes plásticas, expressões idiomáticas, sotaques, entre outros, aumenta o interesse pela língua em si. Se apaixonar pelos hábitos, costumes, modos de expressão e diferenças culturais faz com que sempre se tenha curiosidade sobre a língua, fazendo com que aprender mais seja divertido e estimulante.

Planejar uma viagem

É fácil aconselhar a viajar, mas é algo que exige planejamento, dinheiro e tempo. No entanto planeje uma viagem! Pode ser para daqui 1 ano ou 2 anos, o importante é ter uma perspectiva de quando se vai conhecer outro país, ver ao vivo as beleza e é claro, treinar MUITO. Aquele friozinho na barriga de quando se planeja uma viagem nos ajuda a sentir mais prazer em aprender a língua e ter certeza de que esse aprendizado vai ser útil.

Para aprender outro idioma e conhecer um mundo novo, venha conhecer a Listen & Learn!