Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

5 motivos (além da Copa do Mundo) para visitar a Rússia!

Depois da Copa do Mundo que tivemos no Brasil em 2014, com certeza o povo brasileiro ficou ainda mais apaixonado por esse evento de futebol que mobiliza o mundo inteiro. O próximo país a sediar a competição é a Rússia. Pensando nisso, decidimos listar alguns outros bons motivos para visitar o país. De quebra, você ainda iria conseguir participar de um dos maiores eventos do mundo e poder assistir aos jogos da seleção brasileira.

Depois da Copa do Mundo que tivemos no Brasil em 2014, com certeza o povo brasileiro ficou ainda mais apaixonado por esse evento de futebol que mobiliza o mundo inteiro. O próximo país a sediar a competição é a Rússia. Pensando nisso, decidimos listar alguns outros bons motivos para visitar o país. De quebra, você ainda iria conseguir participar de um dos maiores eventos do mundo e poder assistir aos jogos da seleção brasileira.

1. Cultura e Arte
Quem nunca ouviu falar do tradicional balé russo? Pois é, as melhores companhias de balé do mundo ficam na Rússia. Além disso, os russos são bastante ligados à cultura, isso porque é um país que sofreu influência cultural de diversos povos que compõem esta nação. Podemos perceber isso através da arquitetura da Rússia, que sofreu influências renascentistas, neoclássicas e do estilo barroco e rococó. O que falar também da famosa matrioska ou bonecas russas? É super tradicional no país, são aquelas bonecas de madeira colocadas uma dentro das outras. Elas simbolizam amor, fertilidade, amizade e maternidade.

colorful-nesting-matryoshka-dolls

2. Viva a diversidade ambiental!
Com cerca de 17 milhões de metros quadrados, a Rússia é o maior país do mundo em área geográfica. Imagina quanta diversidade ambiental não cabe em tanto espaço? Pois é. Quem pensa que o país só tem frio e vodca vai se surpreender. Existem regiões com montanhas, lagos, gêiseres e até vulcões! Diversos exemplos dessa diversidade podem ser notadas ao comparar locais como Lago Baikal, que fica no sul da Sibéria, com Kamchatka, leste do país; Altai, no sul da Rússia ou até um clima mais subtropical nos arredores de Vladisvotok, no extremo oriente da região.

3. Ferrovia Transiberiana
Essa é a maior viagem de trem do mundo! São mais de 9 mil quilômetros, cerca de 8 fuso horários diferentes e é uma forma incrível de conhecer toda a Rússia, ir do oeste para o leste. O trajeto clássico é ir de Moscou até a cidade russa Vladivostok, no extremo oriente do país. Mas outras pessoas preferem desviar a rota e conhecer a Mongólia e a China. Existem diversas opções de trajeto, você só tem que se organizar. Dessa forma, é possível conhecer até 87 cidades!

Trans-Siberian_railway_map_(it).svg

Roteiro básico da Transiberiana. Foto: Wikimedia

4. Culinária
Se você gosta de aventuras culinárias e de experimentar, certamente a Rússia não vai te decepcionar. Devido a mistura de povos que habitam o país, a culinária também tende a ser muito diversa. Desde sopas, que são preparadas com raízes, até as chamadas "guiozas" com recheios líquidos. Uma curiosidade bacana é que um dos pratos preferidos dos brasileiros foi inventado na Rússia! É o famoso strogonoff! Acredita-se que essa delícia surgiu por causa do Conde Pavel Stroganov - isso porque reza a lenda que ele tinha problemas para mastigar, por isso tinham que cortar a carne em pedacinhos.

5. Estações de metrô 
Para quem não sabe, as estações de metrô na Rússia são consideradas patrimônio cultural. Isso porque elas impressionam por tamanha beleza, semelhantes a suntuosos palácios de mármore. Ah...E vale lembrar que mesmo com a arquitetura tradicional, o metrô conta com wi-fi em absolutamente todos os trens! É a conjugação perfeita de modernidade com antiguidade.

149193238_7d4149f84c_o

Estação de metrô de Komsomolskaya. Foto: Flickr

Agora imagina se encantar com todas essas características da Rússia e ainda participar da Copa do Mundo? Seria o sonho de todo brasileiro. Mas é importante ressaltar que a língua russa é bem diferente da nossa, e em muitos lugares o inglês não é suficiente. A boa notícia é que temos quase 1 ano até a Copa. Ainda dá tempo de você se matricular na Listen & Learn Brasil e estudar russo! É só fazer um teste de nível online e GRATUITO e vir para o nosso mundo!