Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

5 motivos para aprender japonês

Uma das maiores qualidades dos brasileiros é, sem dúvida, a criatividade. E o fato de que sempre conseguimos pensar "fora da caixinha". Até quando estamos falando do aprendizado de idiomas. Pensando nisso, decidimos listar 5 razões pelas quais você deveria estudar japonês, e ir muito além do velho e confortável inglês - língua que atualmente já não é mais considerada um forte diferencial no mercado de trabalho.

kyoto-2475666_1920

O Fushini Inari-taisha, localizado na cidade de Fushimi, é o ponto turístico mais visitado no Japão.

Uma das maiores qualidades dos brasileiros é, sem dúvida, a criatividade. E o fato de que sempre conseguimos pensar "fora da caixinha". Até quando estamos falando do aprendizado de idiomas. Pensando nisso, decidimos listar 5 razões pelas quais você deveria estudar japonês, e ir muito além do velho e confortável inglês - língua que atualmente já não é mais considerada um forte diferencial no mercado de trabalho.

1. Oportunidades profissionais
O Japão é um dos países mais desenvolvidos do mundo quando o assunto é tecnologia. Isso faz com que diversas filiais de empresas japonesas estejam instaladas em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. Muitas destas empresas oferecem oportunidades imperdíveis tanto financeiramente quanto a ganhar experiência - e a maioria exige o japonês. Somado ao fato de que poucos brasileiros falam japonês fluente, essa pode ser uma enorme chance profissional com pouca concorrência. Caso você não queira trabalhar em uma empresa, ainda é possível trabalhar com traduções e dando aulas - ambos bastante valorizados também pela falta de profissionais qualificados nesta área.

35320096445_f755053668_o

O Japão sempre oferece boas oportunidades de negócios e de estudos. Foto via Flickr

2. Oportunidades de estudo
Falar japonês também pode trazer benefícios incontáveis para a sua educação. As universidades japonesas são muito bem conceituadas internacionalmente, e oferecem muitas boas oportunidades para estudantes internacionais. Além, é claro, da experiência de morar no Japão que é país que oferece segurança e hospitalidade como nenhum outro. Imagine só conseguir uma bolsa de estudo com tudo pago para estudar no Japão? O programa de bolsas de estudo MEXT, por exemplo, é uma excelente oportunidade.

3. Aumentar as suas fontes de conhecimento
O Japão tem um grande potencial na geração de conhecimento a nível mundial. Um exemplo é que é o terceiro país com o maior número de blogs - sobre os mais diversos assuntos. Imagine o quanto de informação você poderá usufruir caso fale japonês? Além de tudo isso, o Japão é um grande produtor de filmes, novelas, jogos e animes. Por último, sabendo japonês é possível ficar por dentro de informações sobre vários países do outro lado do mundo como Taiwan, Filipinas, Coréia do Sul e do Norte, China, entre outros. A cobertura midiática do Japão engloba todos estes países e muito mais (e suas relações políticas, econômicas e culturais com o Japão).

japan

Foto via Wikimedia

4. O Brasil é um dos países com a maior comunidade japonesa fora do Japão
Aprender japonês estando no Brasil pode ser mais fácil do que você imagina. Principalmente se você mora perto de algum bairro com um número grande de descendentes de japoneses. E isso não é tão raro assim porque o Brasil é o país que tem a maior comunidade japonesa fora do Japão. São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul são os estados com o maior número de descendentes. Portanto, estando no Brasil também é possível conhecer mais da cultura japonesa e consequentemente, do idioma.

5. Modernidade x Tradições
O Japão é um país muito antigo e muito conhecido pelas fortes tradições culturais e grande riqueza histórica. Uma das coisas mais curiosas é que mesmo sendo um dos países mais avançados e modernos quando falamos de tecnologia, ele continua cultivando as raízes culturais que, sem dúvida, são admiráveis. É claro que para ter acesso e entender melhor tais tradições, é importante saber falar o idioma e então buscar informações direto na fonte. Uma das mais conhecidas características de tal cultura é o respeito com os mais velhos. Ao ter o conhecimento do japonês, será possível entender melhor esta prerrogativa de respeitar mais o antigo e ao mesmo tempo saber valorizar as novidades.

Design sem nome (3)

Modernidade e tradição andam de mão dadas no Japão. Foto via Wikimedia e Flickr

Aposto que agora você ficou com vontade de aprender japonês, conhecer mais da cultura e até viajar ao Japão, não é? A minha dica é para que você não perca tempo e vá fazer um teste online para saber qual é o seu nível de japonês! Depois, é só começar a estudar com a Listen & Learn Brasil!