Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

A Independência da Escócia – O Provável Mais Novo País do Mundo

No brasil quando falamos de Escócia, logo pensamos em coisas clichês como uísque, homens de saia, mulheres ruivas e com sardinhas no rosto e o filme do Highlander . Entretanto esse país que faz parte de um Reino Unido de países é muito mais que isso.

No brasil quando falamos de Escócia, logo pensamos em coisas clichês como uísque, homens de saia, mulheres ruivas e com sardinhas no rosto e o filme do Highlander . Entretanto esse país que faz parte de um Reino Unido de países é muito mais que isso.

Primeiramente explicarei qual é a diferença entre Escócia, Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha:

Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, esse é o completo e oficial do Estado. Esse Estado Nacional é uma divisão política (criada artificialmente) e é formado por quatro países que são Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A Grã-Bretanha é uma divisão geográfica, sendo apenas a ilha onde se encontram Inglaterra, Escócia e País de Gales, a ilha ao lado, a da Irlanda é dividida entre dois países. A República da Irlanda, país independente do Reino Unido, que usa o Euro como moeda e não tem relações com a Rainha Elizabeth. Na parte norte dessa ilha está a Irlanda do Norte, um enclave do Reino Unido na ilha. Essa irlanda sim tem relações com o Reino Unido, pois faz parte dele.

Reino Unido e suas divisões

Reino Unido e suas divisões

Entretanto o foco hoje será a Escócia. 

Esse lindo país ao norte da ilha da Grã-Bretanha possui três línguas oficiais, o inglês, o escocês (conhecido como Scots e de origem germânica, sendo uma língua irmã do inglês) e o gaélico escocês (Scotish Gaelic). Essas duas últimas línguas são faladas em partes mais remotas do país e por pequenos grupos, contudo há canais de tv e rádio (BBC) que transmitem conteúdo inteiramente nesses idiomas.

O Inglês é língua mais falada no país entretanto os falante locais possuem um forte sotaque o que pode dificultar na compreensão, porém é somente uma questão de costume e em alguns dias já é possível habituar-se a forma local de falar. As duas maiores cidades do país são Edimburgo e Glasgow que estão a 83 km de distância uma da outra contudo é notório que o sotaque varie muito de uma cidade para a outra sendo o de Edimburgo, a capital do país, mais claro e limpo.

Edimburgo no verão

Foto: Fernanda Dutra / O Globo

Foto: Fernanda Dutra / O Globo

Em 1603, o Rei Jaime VI da Escócia herdou o trono inglês e tornou-se Jaime I da Inglaterra. A Escócia continuou a ser um Estado separado. Em 1707, após ameaças inglesas de interromper o comércio e a livre circulação na fronteira comum, os Parlamentos da Escócia e da Inglaterra promulgaram os Atos de União que criaram o Reino Unido da Grã-Bretanha. Porém, dia 18 de setembro um plebiscito em que sua população decidirá se pretende se tornar independente ou manter a associação com a Inglaterra, que já dura 307 anos.

Pesquisas recentes dizem a duas semanas do plebiscito o SIM  para a independência do país está na frente o que levaria a um desmembramento do país do Reino Unido e acarretando no surgimento de um novo país/Estado no mundo.

Se você está planejando uma viajem de estudos ou turismo para a Escócia em breve, pode ser que você vá visitar o mais novo país do mundo. Esteja preparado e afiado com seu Inglês para essa viagem. Faça um  TESTE DE NÍVEL on-line GRÁTIS

Bônus:

Franz Ferdinand, uma das bandas de rock mais famosas da Escócia: