Como Definir o Itinerário de Sua Viagem

stockvault-railway-station-scene127670

Ah Viajar! O sonho e desejo de todas as pessoas. Todos sabem quais são os prazeres de viajar, como isso nos descansa, renova, trás aprendizados e aumenta nossa perspectiva de mundo.  Escolher pra onde ir e por qual período de tempo vai do gosto de cada pessoa, se prefere frio ou calor, montanhas ou praia, natureza ou cidade. Mas uma coisa que todas as viagens tem em comum é a necessidade de um itinerário. As vezes são tantas coisas para se ver, tantos passeios, tantas cidades que não se sabe ao certo o que fazer primeiro, por quanto tempo, ou  até mesmo se os locais valem ou não a pena. Aqui vão algumas dicas de como fazer sua viajem valer ao máximo, sem passar por transtornos desnecessários:

Pesquisar

A primeira, e mais importante, dica é pesquisar. Pesquisar muito! Depois de escolher a cidade ou país que se vai visitar a internet se torna sua maior aliada. Comece procurando quais são os pontos turísticos mais conhecidos e visitados e o motivo. Vá de um por um olhando os prós e contras, qual a distância, quais são os modos de acesso, quanto vai custar e etc. O segundo passo da pesquisa é procurar locais não tão conhecidos, mas que valem a pena serem visitados, geralmente guias de viagem ou programas de televisão procuram mostrar essas opções para quem gosta de um turismo mais tranquilo, sem filas.

brujula-en-el-mapa_2913632

Locais favoritos

Sabendo quais são todas as opções que se tem, é hora de escolher quais lugares se encaixam mais ao seu gosto. Se gostar de museus, procure priorizá-los, se gosta de passeios na natureza, procure saber mais sobre eles, e etc. Sabe-se que gastar todo o tempo de viajem fazendo coisas semelhantes a torna monótona, portanto lembre-se de variar as opções, nada de visitar museus ou igrejas o dia todo, procure colocar outras opções que te agradem e alterne durante o dia.

Distâncias

SONY DSC

É importante levar em conta o local que está hospedado em relação aos pontos que quer visitar. Busque dividir o itinerário por distâncias, um bom modo de fazer isso é olhando os bairros. Pontos que fiquem em um mesmo bairro podem ser visitados em um mesmo dia, a fim de economizar o tempo de deslocamento e aproveitar mais o tempo. Neste caso, se os locais forem distantes um do outro, e o tempo for limitado, vem ao caso reconsiderar os pontos a se visitar.

Descanso

Viagens intensas e de muitos dias tendem a ser extremamente cansativas devido aos passeios. Um dica é colocar um dia, ou algum horário do dia, para descanso. Descanso não precisa ser necessariamente dormir no hotel, uma refeição ou passeio mais tranquilos são suficientes para recuperar as energias e descansar os pés, é claro que depende da energia de cada um. Se for necessário dormir mais algum dia, durma, pois o cansaço pode realmente desmotivar e fazer dos passeios em uma obrigação e não uma diversão.

pramo--carretera-mrida-barinas_21102195Custos

Por último, é importante conferir os custos de cada passeio. É bom observar o nível de desejo e comparar com o custo- benefício, ou seja, se você realmente quer fazer o passeio a ponto de pagar qualquer preço. Pesquisar o custo de alimentação e transporte também é importante e pode ajudar na hora de fazer os planos ou levar lanches. Após tudo isso, faça as contas de quanto vai gastar, sempre jogando alto, para evitar surpresas.

Depois de definir o itinerário é só curtir a viajem e aproveitar ao máximo cada momento. É sempre bom também conhecer o idioma do país que vai visitar, venha então conhecer a Listen & Learn!