Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

Como se Preparar Para um Casamento Grego

 

 washington-DC-greek-wedding-58

Mesmo para quem nunca pensou em casar, viver a experiência de assistir um casamento de outra cultura é uma das     atividades que vale a pena contar na sua lista pessoal de “ To Do” na vida!

Entre milhares de culturas e costumes diferentes, uns dos casamentos mais emblemáticos e antigos na história mundial é o  casamento grego. Antigamente, como em muitas outras culturas, os gregos arranjavam os casamentos para os seus filhos,  onde a família da noiva oferecia o dote, podendo ser em terrenos ou dinheiro. Religiosamente Ortodoxo o dia habitual para  o casamento é no Domingo preferencialmente no mês de Janeiro, representando a fertilidade e a celebração da Deusa Hera,  mulher de Zeus.

Agora vamos aos fatos curiosos que fazem de este tradicional casamento uma ótima experiência cultural a ser vivida, experimentada e festejada!

Quebra de Pratos: Se a imagem de pratos quebrando veio a sua cabeça é porque a tradição diz que, quebrando os pratos, os noivos se desapegam do material e espantam os maus espíritos. É tão divertido que os convidados podem chegar a quebrar milhares de pratos durante as danças, fazendo o pessoal se empolgar cada vez mais. Por isso, se você ver uma senhora gritando e quebrando louças, não se assuste e se junte à bagunça!

0943d2d100d01344c7769c7bcf81a07c

Muita dança: Outro costume no casamento grego são as danças tradicionais, a mais praticada é a Kalamatiano que consiste nos noivos dançando segurando um lenço que os une durante todo o ritual, enquanto os convidados fazem uma roda, cantando e dançando canções típicas gregas. Não pense duas vezes e pegue na mão de quem estiver ao lado e siga o passinho.

Vá com dinheiro: A tradição diz que jogar dinheiro na cama do casal traz fortuna e prosperidade, por isso é comum que os familiares e convidados encham a cama de notas. Mais tarde, os noivos são acompanhados por todos até o quarto prestigiando-os com uma linda e romântica serenata.

c9ca9ffcdd6d71525fb7909244cbe478

Comer e beber: Muita comida e bebida alcoólica são servidas durante toda a cerimonia. As comidas são feitas especialmente pelas mulheres da família seguindo as tradições e influencias mediterrâneas, acompanhadas de muita carne de cordeiro, azeite, saladas, ervas, grãos como amêndoas (os chamados koufetas, estes distribuídos durante toda a noite, representando riqueza e doçura). O bolo de casamento é tipicamente feito com mel, semente de sésamo e marmelo, simbolizando tudo de bom e ruim que pode acontecer na vida do casal. Recusar os pratos é uma falta de respeito a todas as mulheres da família que passaram horas cozinhando aquele banquete e acredite você não quer ver uma mulher grega braba!

Outra tradição bem marcante é receber o convite da cerimônia em mãos junto a um doce tradicional ou flores da estação.

Até o amanhecer: Se você for convidado para um casamento grego, vá com pique para festejar até o sol raiar. Os gregos sabem muito bem fazer uma festa e mais ainda quando se trata de brindar pela família. Muito barulho e exagero fazem parte desta tradição, vá com a mente aberta, solte-se e divirta-se!

Agora se você tem um(a) Deus(a) grego(a),  e precisa aprender a língua dele(a) entre em contato conosco e solicite seu curso de grego!