Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

Conheça as Delícias do Inverno no Rio Grande do Sul e As influências Alemãs e Italianas

Com o inverno no auge, uma das melhores opções para o turista brasileiro que deseja conhecer os encantos do inverno e do frio é viajar para a serra gaúcha.

Com o inverno no auge, uma das melhores opções para o turista brasileiro que deseja conhecer os encantos do inverno e do frio é viajar para a serra gaúcha.

A cerca de 115 km de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, Gramado é a representante da região por excelência. Localizada naquela que é denominada “Região das Hortênsias”, Gramado é uma pequena e linda cidade que se destaca por sua beleza, organização e diversas opções de atrações turísticas.

Gramado e sua tradicional arquitetura alemã

Gramado e sua tradicional arquitetura alemã

Assim como as outras cidades da Região das Hortênsias – Canela e Nova Petrópolis, por exemplo, Gramado se destaca pela forte influência da colonização alemã iniciada no século XIX. Tal influência pode ser verificada na arquitetura, na gastronomia e no aspecto geral dessas cidades, bem como na gastronomia e no idioma. Atualmente, não é raro encontrar falantes da língua alemã, tanto nas cidades antes mencionadas, como nas localidades rurais do interior que pertencem a essas cidades. Ademais, as festas promovidas pelas prefeituras das cidades também mantêm vivo o espirito da colonização germanica.

A região de colonização italiana da serra gaúcha é representada por cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Os primeiros italianos chegaram a região por volta do ano de 1875, e ali se instalaram pois os primeiros imigrantes alemães já se haviam instalado nas terras baixas, na região do Vale do Rio dos Sinos.

Frio em Caxias do Sul

Frio em Caxias do Sul

A maioria dos imigrantes italianos eram provenientes da região do Veneto, e esse fato influenciou o idioma local: muitos ainda hoje em dia se comunicam através do dialeto chamado “talian”. Essa influência também se faz sentir na gastronomia local – são imperdíveis o galeto, a polenta e a sopa de capelete – e na produção de uva e vinho, forte componente da economia local.

A serra gaúcha oferece ao turista que a visita inúmeras atrações e opções de diversão, belezas naturais e gastronomia. Na Região das Hortênsias, destacam-se o clima frio no inverno (com a possibilidade de neve) e as belíssimas paisagens (formadas por cânions, cascatas e muito verde), com destaque para o Parque do Caracol e para o Parque da Ferradura, ambos em Canela, e também para o Lago Negro, em Gramado. O Mini Mundo e a Casa do Papai Noel, em Gramado, vão encantar as crianças. De outubro a janeiro, a cidade de Gramado dá lugar a uma incrível festa que agradará a grandes e pequenos: o famoso Natal Luz, que encanta pela decoração primorosa e diversos espetáculos grandiosos. Além disso, todos os anos a cidade de Gramado é palco do Festival de Cinema, a maior festa de premiação da sétima arte no Brasil.

miniatura_mapa-regiao

Na gastronomia, o clima frio da serra gaúcha é perfeito para saborear as delicias da cozinha local, como o café colonial e a sequência de fondue. Na colônia italiana, são imperdíveis os vinhos (e também os passeios pelos vinhedos, que mostram como é feito o produto), os queijos, salames, a polenta brustolada, o fregolá, e demais quitutes saborosos da rica e variada culinária de origem italiana.

A serra gaúcha, enfim, é o lugar perfeito para aqueles que desejam aproveitar a natureza, o clima frio no inverno, a tranquilidade e a gastronomia de um verdadeiro pedacinho da Europa no meio de terras gaúchas.

Tudo de bom para comer e beber no inverno da serra gaúcha

Tudo de bom para comer e beber no inverno da serra gaúcha

Se você quer entrar no clima do sul e falar italiano e alemão, faça um TESTE DE NÍVEL  on-line e grátis com a Listen and Learn.