Vai para a Holanda? Conheça as Melhores Comidas e Bebidas do País

Quando você pensa em destinos de viagem gastronômicos, provavelmente não pensa na Holanda. Certamente não tem a aclamação dos favoritos gastronômicos do turismo como a França ou a Itália. Mas não desconte os holandeses: uma série de ofertas culinárias esperam por você.

Ao se envolver nessas iguarias holandesas, tenha em mente que a melhor maneira de aprender sobre uma cultura, além de aprender a língua, é através da comida!

Pratos típicos holandeses

A comida tradicional holandesa não tenta inventar a roda. A cozinha é "pé no chão" e bem saudável, com uma série de lanches, petiscos e refeições simples e muito apetitosas. Estes são alguns dos nossos alimentos holandeses favoritos:

 

Bitterballen

Imagem: Flickr

É o petisco holandês favorito! Se trata de uma saborosa bola frita de carne (tradicionalmente carne), misturada com farinha, caldo e manteiga e coberta em farinha de rosca. Crocantes por fora, quente e pegajosa por dentro, as bitterballen são uma boa pedida para quando esteja saboreando um copo de uma também deliciosa cerveja holandesa.

 

Poffertjes

Imagem: Flickr

Uma mini panqueca holandesa com um nome bem complicadinho. Os poffertjes são feitos com farinha de trigo sarraceno e servido com açúcar em pó e manteiga. São comidas principalmente durante as férias e no verão, estas pequenas panquecas são um lembrete doce de dias quentes, longo com muita luz e festividades.

Gostou? Aprenda a receita no vídeo abaixo!

 

Hollandse Nieuwe Haring

Imagem: Flickr

Uma atividade que não pode deixar de ser feita uma vez que pise na na Holanda, é degustar o típico arenque holandês.

O significado do seu nome é "Novo Arenque Holandês", esse peixinho é comido cru (embora esteja curado com limão, estilo ceviche) e é comido em um pão, ou com cebola e picles. Basta encontrar um stand em Amsterdã, pegar o seu pratinho e sair pela rua deliciando essa maravilha.

 

Stroopwafel

Imagem: Flickr

Enquanto arenque é um deleite para a primavera e o verão, no inverno, certifique-se de provar stroopwafel (outro nome que pode complicar a sua cabeça). Traduzido como waffle de xarope, este waffle fino é feito de duas camadas finas assadas com um recheio de caramelo.

No inverno, as pessoas colocam o stroopwafel encima sua xícara sobre café fumegante ou chocolate quente para derretê-lo levemente. O deleite perfeito para aquecê-lo!

Também gostou? A receita está abaixo!

 

Kaas

Imagem: Wikipedia

Simplesmente QUEIJO, porém não qualquer queijo, e sim queijo holandês... Em particular, Goudse Kaas. Conhecido em português como Gouda, este queijo redondo é sinônimo de Holanda e você não pode visitar sem experimenta-lo.

Curiosamente, o nome Gouda não está restrito ao queijo holandês, mas saiba que você está provando o negócio de verdade quando o coma na sua terra natal.

 

Drop - Liquorice

Imagem: Flickr

Nome estranho, mas gosto familiar, queda é mais conhecido para o resto do mundo como alcaçuz. Os holandeses são loucos por eles e são os maiores consumidores per capita de alcaçuz do mundo. Existem em diferentes sabores, você pode comprar em qualquer loja na Holanda!

 

Ertwensoep

Imagem: Pixabay

Quando você precisa comer algo saudável e para aquecer o corpo, a ertwensoep é o que precisa. Esta sopa espessa é feita de ervilhas e outros vegetais, com um pouco de carne de porco e salsicha. É uma tradição comer esta sopa no dia de Ano Novo.

 

BEBENDO COMO UM HOLANDÊS

Jenever

Imagem: Flickr

O Jenever é um gin holandês feito de bagas de zimbro. É considerada uma forma inicial do gin moderno com o qual estamos familiarizados hoje em dia, e também é citado como inspiradora da expressão "coragem holandesa". Não deixe de experimentar uma degustação de Jenever em Amsterdã.

 

Cerveja

A Holanda é famosa por sua cerveja. As cervejas Pale compõem a maioria das cervejas holandesas, embora haja uma série de outras especialidades, como witbier (cerveja branca feitas de trigo).

As famosas marcas holandesas incluem a Heineken (uma das maiores produtoras de cerveja do mundo), a Amstel e a Grolsch (caso lembre-se de outras deixe os nomes nos comentários).

Imagem: Flickr

Certifique-se de aproveitar ao máximo sua experiência gastronômica na Holanda, aprendendo holandês suficiente para pedir comida com confiança. Entre em contato conosco caso queira estudar o idioma, seja em aulas particulares presenciais ou on-line.