Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

Lecker Lecker – Que Delícia! Os Pratos Alemães Mais Famosos

A cozinha germânica não é muito famosa ao redor do mundo, e alguns pratos alemães nem ao menos são de origem local e sim foram importados.

A cozinha germânica não é muito famosa ao redor do mundo, e alguns pratos alemães nem ao menos são de origem local e sim foram importados.

Os pratos típicos em sua maioria, contêm carne, batata ou massa. Os alemães não se preocupam muito com a beleza da comida, somente com seu sabor e valor nutricional, por isso quando servidos podem não parecer apetitosos, mas sempre vale a pena provar.

É sempre bom conhecer um pouco da cultura culinária antes de ir visitar um país ou fazer negócios com os locais, para saber o que pedir e mostrar que tem interesse pela cultura.

Por isso antes de ir dê uma olhada nas nossas dicas e não se esqueça de desejar Guten Appetit (Bom apetite).

Apfelstrudel

O também conhecido como Strudel se trata de um prato doce composto por uma massa especial, maçãs, nozes, passas, canela e migalhas de pão. Criada em Viena, na Áustria, se tornou uma sobremesa típica também do sul da Alemanha.

 

Imagem: PxHere

Além de ser uma delícia, fica melhor ainda acompanhado de chantilly, creme de baunilha ou sorvete, é claro que quentinho.

Eintopf

É um tipo de sopas conhecidas pelo modo como são feitas, não se refere a uma receita específica.

Imagem: PxHere

Normalmente contém batata, vegetais diversos e carne, sendo que cada região tem sua receita especial. É uma ótima pedida para se esquentar no inverno e é muito nutritivo.

Kasespatzle

Trata-se de um macarrão feito de uma farinha especial e ovos. Faz parte de muitos pratos típicos e como o spaghetti, é cozido em água fervente até ter uma textura boa para se comer.

Imagem: Flickr

É comum ser servido com queijo por cima, parecido com o famoso Macaroni and cheese (Macarrão com queijo) americano. É um dos pratos favoritos dos alemães e é muito versátil.

Rote Grütze

Mais uma famosa e deliciosa sobremesa alemã. Se trata de um pudim de frutas vermelhas, é basicamente feito de morangos, cereja, framboesa, entre outras frutas.

Imagem: Pixabay

Após cozinhar as frutas com açúcar, adiciona-se fécula de batata para formar a consistência firme e gelatinosa, que passa a sensação de pudim ou gelatina. Geralmente é servido com leite e baunilha.

Wurst

Salsichão, como chamamos em português, se trata da união de carne moída ou em pequenos pedaços, com temperos variados, podendo ser defumado, salgado ou conservado por outros métodos. Cada região tem sua receita especial, havendo então diversas variações dessa famoso prato alemão.

Imagem: PxHere

Pode conter carne de porco, vaca ou até mesmo frango, sendo temperados com especiarias e/ou sangue. É normalmente servido em acompanhamento à cerveja, ou como entrada, podendo também ser colocado dentro do pão ou fazer parte de outras receitas.

Brezel

O que conhecemos como pretzel é a variação americana de uma tradicional receita surgida na Alemanha e Dinamarca.

Imagem: PxHere

Originalmente se trata de um “biscoito” com um formato especial, possui uma crosta assada por fora e por dentro uma massa branca e macia. É normalmente coberto com sal grosso. São servidos com carnes frias e salsichão.

Kartoffelpuffer

Por último, as imperdíveis panquecas de batata. Se trata de uma receita feita de batatas e temperos, frita na frigideira, como uma panqueca. Normalmente é servida como acompanhamento, e curiosamente, pode ser também feito de forma doce, temperado com canela e mirtilos.

Imagem: PxHere

Agora que conhece um pouco mais sobre a culinária alemã, é hora para as semelhanças. Assim como no Brasil, se tem o costume de ao fim de uma refeição pagar uma porcentagem ao garçom (entre 5 e 10%), que já vem inclusa na conta, e também é possível dividir a conta entre as pessoas presentes, cada um pagando o seu.

E então? Pronto para jantar na Alemanha?

Se você ficou curioso com o título, Lecker Lecker é dito quando algo é muito gostoso em alemão, é equivalente ao Mmmmmm do português ou Yummyyyy do inglês!