Suécia, Noruega e Dinamarca – O Que Eles Nos Oferecem Musicalmente?

Na última semana faleceu o famoso e jovem DJ Avicii, e já aviso, antes de você dizer que não tem ideia de quem se trata, deixo aqui essa música, que com certeza você já escutou em algum lugar.

Avicii era um Disc Jockey de nacionalidade sueca, e por diversas razões as quais listaremos aqui, além da qualidade do seu trabalho ficou famoso por todo o mundo.

Englobaremos como PAÍSES ESCANDINAVOS a Dinamarca a Suécia e a Noruega. Essa delimitação está sendo feita agora porque esse tema é bem relativo e algumas pessoas em alguns casos adicionam a Islândia e a Finlândia nessa lista, entretanto não será o nosso caso hoje.

As línguas faladas nesses três países são respectivamente dinamarquês, sueco e norueguês, e elas têm uma profunda similaridade e conexão entre si, e todas derivadas de uma língua em comum antiga, o idioma dos vikings, o Old Norse.

Podemos dizer que esses três idiomas também são primos do inglês e do alemão, tendo muitas estruturas, sintaxe e vocabulário em comum, assunto esse que trataremos em outro artigo.

Juntamente com essa semelhança com a língua mais importante hoje em dia, o inglês, esses países possuem excelentes sistemas de educação e grande parte da população é fluente na língua de Shakespeare desde criancinha.

Esses fatores junto fizeram com que muitas bandas famosas surgissem desses três países frios e cheios de gente loira, e cantando em INGLÊS.

Agora vamos ao que importa, MÚSICA e começaremos com a Suécia, o país de Avicii e de uma enorme lista músicos famosos que passa por várias décadas (de 70 até a atualidade) diversos gêneros musicais.

Imagem: Pixabay

ABBA

Uma das bandas mais conhecidas no mundo junto com os Beatles. Muitos (a maioria das pessoas na verdade) creem que é uma banda americana, mas não! Eles são suecos.

Roxette

Quem nunca esteve apaixonado e sofreu escutando essas baladas românticas?

Europe

Rock dos anos 80? Sim a suécia já produzia clássicos.

Ace of Base

Pop / Dance dos 90? Sim, tem tembém!

The Cardigans

Ainda nos anos 90 tinha musiquinhas bem gostosas de escutar como essa.

Peter Bjorn and John

Porém nem tudo é passado, e tem muita coisa contemporânea e boa sendo produzida por lá.

Agora vamos para o país vizinho geograficamente abaixo, a Dinamarca.

Imagem: Pxhere

Aqua

Bem, não é o primor de qualidade musical, mas fez muito sucesso nos anos 90.

Metallica

Calma!!! A banda é americana, mas o seu co-fundador e baterista é o dinamarquês Lars Ulrich

Essa banda sim, é um primor de qualidade musical e longevidade na ativa.

Agora indo para a Noruega!!! ✈

A-ha

Um clássico dos anos 80 que poucos sabem que é originário da Noruega.

Tristania

Nesses três países há MUITAS bandas de Gothic Metal, Black Metal e todos os tipos de rock pesado que você imaginar. É um nicho musical muito importante para os escandinavos.

Gostou dessa pequena viagem pelo norte da Europa? Se sim, vamos fazer um teste de nível em algum idioma que você deseja aprender? É só clicar aqui - É grátis e o resultado sai imediatamente.

PS. Caso você tenha curiosidade de saber qual fim levou a banda dinamarquesa Aqua, esse vídeo é bem legal:

Vale a pena lembrar que se você vai escutar todas essas músicas na sua conta do Spotify, não custa nada lembrar que essa é uma empresa sueca!!! 🇸🇪