Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

Um ano estudando fora é suficiente para adquirir fluência em algum idioma?

Decidir se mudar de país para aprender um novo idioma pode ser uma ideia emocionante na sua jornada de aprendizagem de línguas. Na verdade, muitos professores acreditam que um ano no exterior é, na maioria das vezes, uma das melhores maneiras de aperfeiçoar seus conhecimentos e, como resultado, depois deste tempo nós acabamos nos pressionando muito para que sejamos fluente na língua estudada. Até porque, sempre esperamos retornar doze meses depois com êxito, ou seja, ter atingido a tão sonhada fluência. Mas um ano no exterior realmente é suficiente para fazer isso? Leia mais para descobrir! O que pode te atrapalhar Uma das grandes razões pelas quais um ano no exterior nem sempre é suficiente para atingir a fluência em qualquer idioma são as raízes com a nossa língua nativa e mais do que isso, as amizades com amigos da mesma nacionalidade. Embora isso facilite nossas vidas quando visitamos nações onde não conhecemos nada da língua local, quando vamos para o exterior para aprender um novo idioma, isso pode dificultar muito as nossas vidas como estudantes! Se você está vivendo em uma cidade enorme, isso pode ser um problema ainda maior. Os brasileiros estão em todo os lugares, mas é principalmente nas cidades maiores que acabamos conhecendo e fazendo mais amizade com eles. Afinal, é muito mais fácil ser amigo de alguém com a cultura e costumes iguais aos nossos.

Captura de ecrã 2017-08-02, às 18.25.05Decidir se mudar de país para aprender um novo idioma pode ser uma ideia emocionante na sua jornada de aprendizagem de línguas. Na verdade, muitos professores acreditam que um ano no exterior é, na maioria das vezes, uma das melhores maneiras de aperfeiçoar seus conhecimentos e, como resultado, depois deste tempo nós acabamos nos pressionando muito para que sejamos fluente na língua estudada. Até porque, sempre esperamos retornar doze meses depois com êxito, ou seja, ter atingido a tão sonhada fluência. Mas um ano no exterior realmente é suficiente para fazer isso? Leia mais para descobrir!

O que pode te atrapalhar
Uma das grandes razões pelas quais um ano no exterior nem sempre é suficiente para atingir a fluência em qualquer idioma são as raízes com a nossa língua nativa e mais do que isso, as amizades com amigos da mesma nacionalidade. Embora isso facilite nossas vidas quando visitamos nações onde não conhecemos nada da língua local, quando vamos para o exterior para aprender um novo idioma, isso pode dificultar muito as nossas vidas como estudantes! Se você está vivendo em uma cidade enorme, isso pode ser um problema ainda maior. Os brasileiros estão em todo os lugares, mas é principalmente nas cidades maiores que acabamos conhecendo e fazendo mais amizade com eles. Afinal, é muito mais fácil ser amigo de alguém com a cultura e costumes iguais aos nossos.

O fator de conveniência também desempenha um papel importante se você usa ou não o idioma que quer aprender enquanto vive no exterior. Todos nós estivemos em situações em que só conseguimos nos expressar em nossa língua materna. Agora imagine um cenário em que você está com a maioria de amigos brasileiros, só um ou outro que não fala português. Provavelmente a tendência é que falemos muito mais com os da mesma nacionalidade, e até ignoremos um pouco os que não falam português. Isso tudo é pela conveniência de não sair da nossa zona de conforto. Até porque, muitas vezes pode ser chato ter que parar, interromper o pensamento para tentar descobrir como falar o que você quer no idioma que você está aprendendo.

Mas não é somente a influência de outros e do meio que nos faz tropeçar quando estamos aprendendo um idioma no exterior. Muitas vezes, nós somos os nossos piores inimigos. Pense nisso: depois de um dia de aulas e praticando o idioma que você está aprendendo, você dirige para casa e está com a mente cansada. Qual seria a coisa mais cômoda a fazer? Ler, ouvir músicas, assistir filmes em português. E infelizmente esses podem ser grandes obstáculos no seu processo de aprendizagem.

48405833_3340e093d8_o

Foto: Flickr

O que você pode e deve fazer
Se você estiver se mudando para o exterior para mergulhar em um novo idioma, vá em frente. Se force a usar o idioma local, seja na escola, no trabalho ou em casa. Quais são as maneiras pelas quais você pode fazer isso? Para iniciantes, encontre alguém que também esteja aprendendo o mesmo idioma e tome café com ele uma vez por semana. Faça uma promessa de que vocês só vão se comunicar na língua que ambos querem aprender. Vocês estarão menos propensos a ficarem impacientes um com o outro porque vocês dois estão na mesma situação de aprendizagem! Além disso, você pode aprender novas palavras e regras do idioma, tornando-se uma experiência benéfica (e divertida).

Outra dica é ter certeza de se inscrever para algumas boas aulas de idiomas. Invista na sua educação. Esteja disposto a pagar um pouco mais para ter um excelente professor que poderá ajudá-lo a ter sucesso. Se você estiver com o orçamento apertado e não pode pagar um bom professor, procure algum nativo do idioma que você quer aprender e ofereça ensinar a sua língua materna em troca.

E, finalmente, mude todos os seus dispositivos eletrônicos para o idioma que quer aprender. Vai demorar a se acostumar, mas irá ajudá-lo a se adaptar melhor a essa nova língua. Certifique-se de que suas configurações on-line também sejam alteradas, de modo que quando você abrir o Google (ou quaisquer outros sites que você frequente), ele seja exibido automaticamente no idioma que está aprendendo. Ao automatizar tudo isso, você vai remover algumas tentativas de optar por sua língua materna!

Quer saber qual é o seu nível antes de embarcar nesta aventura? Faça um teste de nível online e GRATUITO do idioma que você quiser! Corra e venha para Listen & Learn Brasil!