Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

Um Clássico da Rússia – O jogo Tetris Completa 30 Anos Hoje

Eu acho que todo mundo um dia jogou Tetris, seja no celular ou nos mini-games muito comuns nos anos 90, os que tinham 9999 jogos em 1, e que na verdade eram quase a mesma coisa. Tetris!!

Eu acho que todo mundo um dia jogou Tetris, seja no celular ou nos mini-games muito comuns nos anos 90, os que tinham 9999 jogos em 1, e que na verdade eram quase a mesma coisa. Tetris!!

minigame_thumbEmacs_Tetris_(detail)

Na década de 80 e 90, o jogo que tornou-se um vício para quase todos. Alunos estavam jogando o jogo às escondidas nas aulas, os empresários estavam usando-o como uma pausa entre palestras empresariais, as pessoas até mesmo idosos foram atraídos para o jogo de Tetris.

Na data de hoje, 6 de junho, o jogo completa 30 anos. O criador do jogo, o programador russo Aleksey Pazhitnov, atualmente reside nos EUA. Pazhitnov que na época da criação do game vivia na extinta União Soviética, disse que o jogo apareceu absolutamente por acaso. Ele tinha 30 anos, quando ele estava trabalhando no centro de informática da Academia de Ciências da Rússia. "Meu trabalho estava relacionado com a inteligência artificial, eu também programado jogos de puzzle. Um dia eu decidi programar um jogo de mesa Pentomino bem conhecido: é quando as figuras de pequeno quadrado de várias formas, devem ser colocados em uma caixa. Eu simplifiquei o jogo, tanto quanto possível: figuras foram feitas de apenas quatro quadrados, e havia sete combinações no total. Também me ocorreu para remover linhas cheias, a fim de deixar o jogo durar muito mais tempo", disse Aleksey.

tetris

 O título Tetris vem do latim "tetra", devido ao grande número de pequenos quadrados em uma combinação. O programador acrescentou o final "IS" a palavra para torná-lo fácil de lembrar.

 Aleksey Pazhitnov tornou-se a primeira pessoa a jogar o novo jogo entretanto quando o Tetris nasceu, a noção de produto de software não existia na União Soviética. Os computadores soviéticos eram chamados de "máquinas de computação eletrônica." Quando os computadores pessoais finalmente apareceram, Aleksey e seu assistente reescreveram o Tetris em um novo formato. O jogo tornou-se popular na Europa e nos EUA apenas em 1988. E foi tornar-se um jogo popular, no final de 1990, quando apareceu no console portátil da Nintendo, o Gameboy. O jogo teve nesse primeiro momento 30.000 cópias vendidas.

 O pai do Tetris começou originalmente promoveu o jogo através de estruturas governamentais. É por isso que o centro de informática da Academia de Ciências detinha os direitos para o jogo por dez anos e não recebia os lucros de venda do jogo. Aleksey não foi pago nada durante esse tempo; ele começou a receber honorários somente em 1995.

tengentetris

Aleksey Pazhitnov pode ser referido como um milionário agora, porém apenas na Rússia. O programador possui milhões de rublos, mas ele não é um milionário para padrões americanos, ou como produtores de jogos se tornam hoje em dia. Aleksey foi convidado a mudar para os EUA em 1990. E se tornou um designer de jogos da Microsoft até 2004. O jogo de Tetris ainda é muito pular tendo versões reeditadas até mesmo para os consoles atuais, porém em novas roupagens.

O diretor de cinema Steven Spielberg disse uma vez: “Ah ... Este é um jogo tão bom!" Isso foi o melhor elogia que eu poderia te recebido, disse Aleksey. Lembrando-se também de um estudante japonês lhe pediu para autografar um cartucho de Tetris. Segundo ele, essa foi o melhor reconhecimento de seu trabalho.

Interessado mais em coisas sobre a Rússia? Quer Aprender Russo? Faça um teste de nível on-line Grátis com a Listen & Learn Brasil