5 dicas de como retomar o aprendizado de um idioma após uma longa pausa!

Interromper o aprendizado de uma nova língua por uma ou duas semanas pode ser saudável. Algumas vezes uma pausa de alguns dias pode virar semanas, meses e até anos. Antes que você perceba, você já vai ter esquecido tudo o que conseguiu aprender. Talvez você tenha deixado de lado essa língua para se concentrar em outra, ou então acabou ficou muito ocupado, ou você simplesmente cansou - não estamos te julgando - mas agora é a hora de dar um pouquinho de atenção para este idioma, não é mesmo? Voltar ao aprendizado de um idioma depois de uma longa pausa pode parecer ainda mais assustador do que quando você começou a aprendê-lo. Mas a Listen & Learn Brasil te garante que existem algumas maneiras de tornar o processo um pouco mais fácil. Confira estas 5 ótimas dicas para conseguir retomar o aprendizado de algum língua!

Foto via Flickr

Foto via Flickr

1. Revise
Quando você retomar o aprendizado, você provavelmente ficará surpreso com a quantidade de informações que você vai lembrar. Mesmo assim, é uma boa idéia começar seu processo de revisão desde o início. Claro que começar no nível iniciante pode parecer muito fácil para você, mas saiba que isto pode fortalecer sua base naquele idioma e quando for aprender gramática e vocabulário mais avançados, este será um processo mais suave. Provavelmente vai existir uma tentação de correr com essa revisão, mas tente aproveitar o seu tempo da melhor forma possível! Com certeza, você ainda irá mais rápido do que quando você era um verdadeiro iniciante. Certifique-se de que você realmente está revisando, analisando e reforçando o aprendizado.

2. Estude
Você vai precisar de muito mais tempo de estudo ao retomar qualquer tipo de aprendizado e essa premissa se aplica melhor ainda quando falamos de idiomas! Dedique um pouco do seu tempo todos os dias para conseguir voltar ao nível que você tinha alcançado antes da pausa. A boa notícia é que você não se sentirá sobrecarregado e isto acontece porque a maioria do conteúdo já foi aprendido anteriormente. Quando você retornar ao seu nível anterior, pode dar um tempo das sessões intensas de estudo. Mas certifique-se de continuar com o compromisso de praticar o idioma todos os dias!

3. Fale
Suas habilidades de fala podem ficar muito enferrujadas, mas a melhor maneira de mudar isso é praticando! Volte a falar na língua estudada imediatamente, mesmo se você estiver com dificuldades para lembrar de palavras. Falar é uma ótima maneira de lembrar do vocabulário que você acabou esquecendo e dar um gás na gramática. Você vai se surpreender com o quanto você vai conseguir falar!

Foto via Flickr

Foto via Flickr

4. Se engaje
Encontre um falante nativo da língua que você está voltando a estudar! Um que esteja disposto a te ajudar na conversação e até com vocabulário e gramática. Se engajar com outros que estão aprendendo o mesmo idioma pode ser uma boa ideia, mas não deposite toda a sua confiança neles. Isso porque muitas vezes o seu nível pode ser melhor do que o deles, e então isto não acrescentará muito no seu aprendizado. Tutores e professores, embora mais caros, definitivamente são uma opção melhor se você estiver levando a sério a retomada de uma língua. Um professor pode ajudá-lo a avançar mais rápido e pode, efetivamente, ensinar-lhe os aspectos mais avançados do idioma estudado.

5. Esforce-se
Normalmente, uma longa pausa no aprendizado de algum idioma começa com a decisão de ignorar a revisão do vocabulário apenas por um dia. No próximo, você dá a desculpa de estar cansado demais e por aí vai. Quando você perceber, já não consegue se lembrar da última vez que realmente estudou. Para evitar que isso aconteça, crie um planejamento que o manterá na linha e sempre seguindo em frente no aprendizado. Crie uma rotina de estudo. Encontre um parceiro de idiomas que vai te incentivar e que você se sentirá culpado se "furar" com ele. Identifique suas dificuldades e mude os seus hábitos de estudo! Acha que é menos provável estudar durante a noite após o trabalho porque vai estar cansado? Estude de manhã! Seu professor mora do outro lado da cidade? Encontre um novo que dê aulas online para que você não precise sair de casa! Se esforce para que tudo saia como o planejado!

Você está retomando o aprendizado de um idioma depois uma longa pausa? Quais são as maneiras pelas quais você se mantém motivado? Compartilhe as suas dicas conosco! Está se sentindo enferrujado? Faça um teste de nível online e gratuito para ver como seu nível mudou!