6 motivos pelos quais você deveria se mudar para o Uruguai

 

A escultura "Los Dedos" fica localizada em Punta Del Este e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Foto: Wikipedia

A escultura "Los Dedos" fica localizada em Punta Del Este e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Foto: Wikipedia

Atualmente, muitos brasileiros estão insatisfeitos com o nosso país. É claro que o Brasil é um local maravilhoso, com pessoas incríveis e uma cultura muito rica. Porém, os defeitos e a falta de qualidade de vida que enfrentamos ainda são grandes problemas para qualquer um que vive por aqui. No mês passado, Brasil e Uruguai firmaram um acordo para aumentar a circulação de pessoas entre os dois locais. Agora, o processo de imigração ficou menos burocrático e mais fácil. Pensando nisso e na insatisfação com a qualidade de vida que temos aqui, a Listen & Learn Brasil decidiu listar alguns motivos pelo quais você deveria se mudar para o Uruguai.

1. Segurança
É claro que se formos comparar com países como Suíça ou Canadá, o Uruguai ainda não é um mar de rosas. Mas a realidade é que o país é bem mais seguro do que o Brasil. É possível andar sozinho na rua ou parar em algum sinal de trânsito sem a preocupação constante com assaltos e roubos. Inclusive, o Uruguai foi eleito o país mais seguro da América Latina, e a segurança foi uma das razões pelas quais foi eleito um dos 30 melhores lugares do mundo para se aposentar.

2. Comida
A comida no Uruguai pode ser bem parecida com a brasileira, mas com churrascos melhores e o doce de leite delicioso (Assim como o da Argentina. Aliás, você sabia que o doce de leite é originalmente um doce uruguaio?). A carne no Uruguai é uma das melhores do mundo e a forma que os uruguaios a preparam - na lenha - faz tudo ficar ainda mais gostoso. Ou seja, haverão poucos estranhamentos graças a similaridade com a culinária brasileira, só que com coisas ainda mais gostosas! Vale a pena aproveitar também os chivitos e clericots.

Asado uruguaio

O churrasco uruguaio não fica devendo em nada ao argentino. Foto: Wikimedia

3. Perto do Brasil
Aos mais apegados ao Brasil ou a família que deixarão por aqui, Montevidéu é super perto do Brasil. Dá pra ir de carro para Porto Alegre e o voo é menos de duas horas. Para Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, o voo tem a duração de menos de três horas. Além da passagem não ser tão cara, e as promoções são constantes. A possibilidade de ver a família e os amigos com uma maior frequência e que eles possam te visitar é um motivo bastante forte para considerar se mudar para o Uruguai.

4. Qualidade de vida - Beleza/ Tranquilidade
Os uruguaios tem uma qualidade de vida e uma tranquilidade que são de dar água na boca. As ruas são limpas e arborizadas e as casas são charmosas. Isso é possível perceber principalmente em Montevidéu, a capital do Uruguai. Este país oferece tudo o que temos aqui - bons restaurantes, eventos culturais, praias, centro comerciais e festas - mas em um local mais tranquilo. As pessoas são mais relaxadas, o trânsito é menos intenso e os caminhos mais rápidos (por ser um país pequeno). É possível fazer tudo com tranquilidade e de quebra, desfrutar de uma bela paisagem no caminho.

1200px-PlazaIndependencia2

A Plaza independência divide a cidade nova da cidade velha em Montevidéu. Foto: Wikipedia

5. Educação
A educação no Uruguai sempre foi de qualidade, laica e gratuita. Tanto é que o povo de lá é politicamente engajado, não alienado e consciente do que está acontecendo no mundo. Os uruguaios são também, em sua maioria, educados e gentis com o próximo. É verdade que a ditadura que o país sofreu nas décadas de 70 e 80 mudaram um pouco este cenário. Porém, atualmente o governo reconhece que a educação lá não é mais tão boa e igualitária como antes e tem feito investimentos significativos para melhorar esse cenário. Ou seja, podemos esperar boas perspectivas para o futuro.

6. Cultura
Aqui no Brasil é mais comum ouvirmos sobre a forte cultura do povo argentino. O que muitos não sabem é que a cultura Uruguaia também é muito forte e admirável. Para começar, você sabia que o melhor cantor de tango de todos os tempos, Carlos Gardel, é uruguaio? E que Enrique Santos Discépolo, compositor de "La Cumparsita", também? O Uruguai também tem um carnaval bastante popular, assim como temos aqui no Brasil. E os nossos hermanos tem também o Candombe, uma dança de origem africana que é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco!

Casapueblo

A Casa Pueblo fica em Punta Ballena e é a antiga casa de verão do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. Foto: Wikipedia

Aposto que você gostou de conhecer mais sobre esse país incrível que é o Uruguai. Agora ficou ainda mais fácil imigrar para lá, mas não se esqueça que o seu espanhol tem que estar afiado para conseguir um bom emprego. E é nisso que podemos te ajudar! O primeiro passo é fazer um teste online de nível em espanhol que é GRATUITO no nosso site! Depois é só fazer uma consulta rápida, também online, para descobrir maior detalhes de locais, preços e horários das aulas! Não perca tempo! Vem estudar com a Listen & Learn Brasil.