4 Maneiras de Saber Quando e Como Aprender um Terceiro Idioma

Então você já fala português e uma outra língua, que tal aprender um terceiro idioma?

O aprendizado de línguas pode ser viciante (sim, para alguns sim) e é sempre emocionante aprender a se comunicar em um idioma estrangeiro e em algum ponto no processo de aprendizagem os estudantes tendem a ter um "clique"  e descobrem maneiras de aprender mais simples e como poder usar o idioma de forma mais natural e eficaz.

 

via GIPHY

 

Fazer tais avanços no seu segundo idioma pode deixá-lo com uma espécie de euforia, mas pode ser difícil determinar se você está pronto para passar para um terceiro idioma ou se precisa aguentar um pouco mais com o que está aprendendo atualmente.

Se você está pensando em aprender uma terceira língua, mas não tem certeza de quando ou como começar, estas quatro dicas o ajudarão a entender quais devem ser os próximos passos em sua jornada.

 

Imagem: PxHere

 

1. Certifique-se de falar bem seu segundo idioma

 

Um erro comum que muitos alunos cometem é escolher um terceiro idioma antes de atingir um nível suficientemente alto com o segundo. Se você começar um terceiro idioma cedo demais, corre o risco de confundir os dois, prejudicando totalmente o aprendizado do idioma.

Então, como saber se está pronto para fazer a mudança? Você deve estar em um nível de conversação com seu segundo idioma. Isso significa que você pode conversar sobre uma ampla variedade de tópicos e comunicar a maioria de seus pensamentos, sentimentos e necessidades com facilidade.

Se você ainda está parando para formular e traduzir respostas em sua cabeça, é muito cedo. Espere até que as respostas cheguem com mais facilidade.

 

2. Certifique-se de que está motivado para aprender um terceiro

 

Como você já sabe, aprender um novo idioma exige muito tempo e esforço. Afinal, você acabou de investir muito de si mesmo para aprender um segundo idioma, certo? Você tem energia e vontade para começar do zero com um novo?

Se seguir nosso conselho acima, você já passou pela maior curva de aprendizado com seu segundo idioma e atingiu um nível de conversação, onde usar o idioma parece natural. Como tal, pode ser muito tentador relembrar o processo de aprendizagem com óculos rosa.

É importante aceitar que aprender um novo idioma do zero é sempre um golpe para o seu ego. Você cometerá erros, enfrentará obstáculos dolorosos e experimentará o desconforto de praticar novamente suas habilidades de linguagem incipiente com falantes nativos.

Embora o processo seja sempre altamente recompensador, certifique-se de que isso é algo que você gostaria de enfrentar agora. Não há mal nenhum em esperar, mas começar antes de estar pronto pode impedi-lo de aprender o novo idioma.

 

3. Avise outra pessoa

 

Depois de determinar que falará seu segundo idioma em um nível de conversação e tiver energia para se dedicar ao aprendizado de um novo, é hora de deixar o mundo saber que você está aprendendo um terceiro idioma!

Bem, não exatamente! Antes de divulgar as notícias no Facebook, Instagram ou Twitter, espere um pouquinho. Estudos mostram que anunciar seus objetivos para um público muito amplo pode, na verdade, ter um efeito adverso e diminuir sua motivação para atingir seus objetivos.

E ainda, compartilhar sua missão linguística com alguns poucos selecionados pode servir como um grande fator de motivação.

 

via GIPHY

 

Portanto, tome cuidado ao não contar a muitas pessoas e atenha-se ao número dourado de três ou quatro pessoas que também são aprendizes de línguas ou próximas o suficiente de você para que se sintam confortáveis para verificar seu progresso.

 

 

4. Não tenha medo de dificuldades anteriores

 

Enquanto algumas pessoas podem se lembrar apenas das partes boas do aprendizado de línguas, há outras que estão no extremo oposto do espectro e só se lembrarão das grandes dificuldades. Se você está apreensivo em aprender uma nova língua porque estudar a segunda foi um processo difícil, tenho uma boa notícia para você: a primeira língua estrangeira que você aprende é sempre a mais difícil.

Quanto mais idiomas você conhece, mais fácil se torna o aprendizado de novos idiomas, o que significa que assumir um terceiro provavelmente será um processo mais suave e agradável.

 

via GIPHY

 

Sem dúvida, a melhor maneira de lidar com qualquer novo idioma, seja o primeiro idioma estrangeiro que você está aprendendo ou o sétimo, é ter um professor qualificado para estruturar suas aulas e responsabilizá-lo.

Nossos professores e professoras, são nativos no idioma que vocês está estudando e trabalharão ao seu lado para criar cursos personalizados para prepará-lo para assumir e conquistar seus objetivos.

Você pode estudar conosco de forma on-line remota por Skype, Zoom ou Google Meet ou também em curso presencial quando estejam dadas as possibilidades.

Envie-nos uma consulta rápida para saber mais sobre nossos cursos e que podem guiá-lo para o sucesso no idioma.

Ou se preferir, faça um TESTE DE NÍVEL gratuito na línguas que escolheu para ser o seu terceiro idiomas.