Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

Esquerda e Direita – Qual é a da Relação Política com o Francês?

   

Muitos países no mundo, nesse exato momento vivem uma divisão política e ideológica cujos os nomes dos dois lados vêm diretamente do francês.

 
 

Muitos países no mundo, nesse exato momento vivem uma divisão política e ideológica cujos os nomes dos dois lados vêm diretamente do francês.

A polarização entre esquerda e direita aumenta a cada dia. Aos que preferem partidos ou ideologias de esquerda são chamados de mortadela, vermelhos ou vermelhinhos em referência às bandeiras comunistas.

Já os de direita são chamados de "coxinhas" (termo de origem controversa) refere-se a um amplo  que se identifica geralmente com ideias neo-liberais.

 

 

Entretanto, você já parou pra pensar porque são usados os termos DIREITA e ESQUERDA?

Em algum momento da sua vida, isso deve ter sido ensinado em uma aula de história, porém se você, faltou essa aula, não prestou atenção na mesma ou nem mesmo se lembra, aqui vai a explicação.

 

 

Tudo vem da França - Droit / Gauche (Direita e esquerda).

 

À direita os girondinos e à esquerda os jacobinos - Imagem: Wikipedia

 

Durante a Revolução Francesa (1789), os representantes que estavam sentados no lado direito da Assembleia Legislativa eram partidários da aristocracia e da monarquia. As pessoas que se sentavam do lado esquerdo da câmara, estavam em oposição à velha ordem e apoiava os interesses da burguesia ou crescente classe comerciante. (sim! Inicialmente se transgressor era ser comerciante da nova burguesia);

Durante os debates sobre a Constituição, os deputados ligados à aristocracia e aos defensores da monarquia constitucional, bem como os membros da alta burguesia, sentavam-se à direita do plenário. Esse grupo ficou conhecido na França como os girondinos, em decorrência de serem provenientes principalmente da província de Gironda.

Os girondinos, ou a direita, defendiam que o processo revolucionário fosse interrompido, garantindo apenas as conquistas alcançadas até o momento, como a elaboração de uma Constituição e o voto censitário, destinado apenas aos mais ricos porque exigia certa renda para poder direito a votar. O objetivo principal era consolidar as conquistas burguesas e evitar a radicalização da revolução.

 

via GIPHY

 

No centro do plenário ficava o Pântano, ou a Planície, dando o nome aos deputados burgueses que não tinham posicionamentos políticos bem definidos, oscilando suas decisões de acordo com o desenvolvimento dos acontecimentos.

À esquerda do plenário ficava a Montanha, por ser o local mais alto do parlamento. A Montanha era formada principalmente por deputados jacobinos e pelos membros do Clube dos Cordeliers. Os jacobinos e os cordeliers eram defensores de um republicanismo radical.

Ironicamente, o suporte para capitalismo e mercados livres eram considerados de esquerda, durante este período histórico, depois, com o avanço do capitalismo, os interesses burgueses foram para a direita.

 

 

Conforme o tempo passou, a esquerda passou a ser identificado com o socialismo e o comunismo e foi vista a apoiar os interesses da classe operária e dos camponeses, já as simpatias capitalistas migraram para a direita e para aqueles que desejam manter o status-quo (as coisas como estão).

 

Hoje em dia, como estamos?

 

As pessoas de pensamento de esquerda estão contra o capitalismo predatório e contra o laissez-faire (expressão-símbolo do liberalismo econômico, na versão mais pura de capitalismo de que o mercado deve funcionar livremente, sem interferência e com apenas o suficiente regulamentos para proteger os direitos de propriedade).

Eles apoiaram a igualdade social e dizem que mercados não regulados levaria à grandes desigualdades de renda e riqueza em detrimento da sociedade.

Já as pessoas de direita, apoiam a meritocracia, a diminuição da intervenção estatal e do próprio Estado em sí, o livre mercado e comércio, a redução de impostos e subsídios.

 

Imagem: PxHere

 

Se você é de esquerda (gauche) ou direita (droit) e quer melhorar seus conhecimentos em francês, faça um teste de nível sem GRATUITO e com resultados imediatos. Caso queira começar do zero, entre diretamente em contato conosco. Lembrando que agora nós temos cursos "híbridos" tanto presenciais como on-line. O melhor de tudo é que você pode começar estudando pelo celular ou computador usando plataformas como Skype ou Zoom, e depois mudar para um curso cara a cara com o seu professor.

 

Bônus:

 

Você sabia que em português a palavra GREVE vem do francês? Era o nome de uma praça que não existe mais. Confira esse vídeo explicando a história toda.