Estude na Universidade de Coimbra: ENEM, Bolsas e Financiamentos – Saiba Tudo Aqui

A Universidade de Coimbra é a instituição portuguesa de ensino superior mais antiga, sendo fundada em 1º de Março de 1290. Foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Atualmente conta com oito faculdades: Letras, Direito, Medicina, Ciência e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciência Esportiva e Educação Física. Cerca de 23 mil estudantes estão matriculados na instituição, desses, mais de 2 mil são brasileiros.

mmm

Sendo a primeira universidade estrangeira a aderir ao exame do Ministério da Educação (MEC), a instituição anunciou a adesão ao Enem depois que o governo português facilitou a entrada de estudantes internacionais no país para cursos de graduação. Antes, essa possibilidade era mais difícil e ficava no âmbito e acordos entre o país e a universidade.

A instituição aceitará os resultados do Enem desde o ano de 2011, e dispensará os brasileiros dos exames portugueses, que até o mês passado, eram obrigatórios pela legislação do país. As notas no exame terão pesos diferentes de acordo com o curso ao qual o estudante pretende ingressar.

Para os que pensam que os incentivos à faculdade portuguesa terminam na padronização do exame de ingresso, saibam que estão enganados. A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade de Coimbra, por intermédio de seu Centro de Estudos Sociais, oferece o programa de bolsa de estudos “Cátedra Milton Santos”. Como principal objetivo, o programa, pretende contribuir para a difusão de informações objetivas sobre a dinâmica da sociedade brasileira em centros universitários de excelência no exterior.

Studying_with_a_view_(5653578171)

O Cátedra Milton Santos oferece como benefício, para um período de 12 meses, manutenção mensal de €3.500,00 (três mil e quinhentos euros), seguro-saúde, pago no Brasil, auxílio instalação, pago no Brasil, transporte aéreo Brasil / Portugal / Brasil, em classe econômica promocional.

Além das bolsas, existem também várias oportunidades de financiamento à disposição de estudantes brasileiros para realizarem estudos universitários no exterior. No que diz respeito a Universidade Portuguesa, existem programas específicos destinados àqueles que pretendem estudar na instituição, tais como:

PLI - Programa de Licenciaturas Internacionais - apoia estudantes de licenciatura em determinadas áreas para estadias de dois anos conducentes ao duplo grau com a Universidade de Coimbra. As candidaturas são institucionais e os estudantes interessados devem contactar as suas universidades do Brasil. Mais informação, incluindo guias para estudantes e coordenadores institucionais na página do PLI da UC.

O programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Existem atualmente oportunidades ao nível de doutoramento, doutoramento sanduíche e pós-doc.

As bolsas do "Coimbra Group Scholarship Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities": estas bolsas, patrocinadas pela Universidade de Coimbra, destinam-se a jovens professores e investigadores da América Latina de todas as áreas científicas.

Mesmo indo estudar em um país de língua portuguesa, há a exigência de estudos em línguas estrangeiras.

Faça um teste de nível grátis e on-line ou entre diretamente em contato conosco da Listen & Learn