Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

Extrovertido e Introvertido: Diferenças no Aprendizado

Extrovertido e introvertido são duas das formas de classificar as personalidades das pessoas. De acordo com o famoso psicologista Carl Jung, extrovertidos são aqueles que pegam a energia das pessoas à sua volta, enquanto que as pessoas introvertidas são as que precisam de um tempo com elas mesmas para recarregar suas energias.

Extrovertido e introvertido são duas das formas de classificar as personalidades das pessoas. De acordo com o famoso psicologista Carl Jung, extrovertidos são aqueles que pegam a energia das pessoas à sua volta, enquanto que as pessoas introvertidas são as que precisam de um tempo com elas mesmas para recarregar suas energias.

Entretanto, o próprio Carl Jung dizia que é impossível uma pessoa ser totalmente extrovertida ou totalmente introvertida. Ainda completou dizendo: “Uma pessoa assim tem que estar em um asilo de loucos”.

Ter uma tendência para uma ou outra dessas características traz vantagens diferentes no aprendizado de uma nova língua.

imagem 2

Os extrovertidos têm grande habilidade de comunicação oral, pois gostam de aproveitar as oportunidades que têm para conversar em outra língua, sem se preocuparem muito com os erros. Por outro lado, os introvertidos, mais tímidos, não fazem muita questão de conversas, a menos que o assunto seja de seu interesse. Sua vantagem maior consiste em melhor habilidade de escuta; costumam entender bem mais o que está sendo dito na língua que se estuda. Também têm mais chances de ter um vocabulário maior. Os extrovertidos podem falar mais, porém usam sempre as mesmas palavras (mesmo que as usem bem), pelo fato de serem falantes e menos ouvintes.

Às vezes, acontece de uma pessoa introvertida achar que elas são menos habilidosas no sentido de aprender um novo idioma porque falam pouco devido à timidez e, assim, perdem oportunidades de conversar. Mas uma pessoa, qualquer tipo dos dois que seja, não pode se considerar ruim no aprendizado de uma língua uma vez que ela já entende o que está sendo dito. Entretanto, é necessário fazer um trabalho com os introvertidos para desenvolver as falas na outra língua, o que é mais fácil para os extrovertidos.

introv1

Uma pessoa extrovertida pode ser capaz de aprender outra língua na base da conversa. Ao encontrar outra pessoa para conversar na língua que se está aprendendo, você terá muita prática e ainda aprenderá junto com a outra pessoa da conversa.

Já uma pessoa introvertida preferirá métodos de aprendizado onde podem estudar sozinhas: usando livros, o youtube ou podcasts. Elas só não podem esquecer de melhorar a conversação, que é um lado importante no aprendizado de uma língua. Deve fazer isso nem que seja praticando consigo mesmo, falando consigo mesmo em voz alta. Por que?

Porque a conversação é uma expressão natural de uma língua falada. E também não é porque ela tem que conversar que sua personalidade irá mudar.

extrovert-and-introvert-boss

É legal entender também que medir somente as qualidades orais de uma pessoa não é o certo. De uma maneira geral, dentro de um aprendizado de outra língua, é igualmente importante as capacidades de compreensão ao ouvir, ler e escrever. Medir essas capacidades abre mais chances de uma pessoa introvertida se sentir mais confortável dentro da nova língua.

No geral, o tipo de personalidade da pessoa não importa, pois não existe uma maneira correta de aprender uma nova língua já que as pessoas possuem diferentes preferências na forma de estudar. É por isso que as escolas de línguas encorajam vários tipos de atividades em uma classe: atividade de grupo, trabalhos em dupla e aprendizado individual. Isso aumenta a segurança dos alunos e otimiza as condições do aprendizado.

Faça um teste de nível sem compromisso, grátis e on-line ou entre diretamente em contato conosco da Listen & Learn