Holanda ou Países Baixos? Holandês ou Neerlandês?

Nessa semana, a Listen & Learn Brasil decidiu trazer um tema bem polêmico para ser discutido com vocês. Existem muitas dúvidas e curiosidades envolvendo os Países Baixos...Ou seria Holanda? Qual é o certo? E o idioma falado por lá é o holandês ou o neerlandês? Muita calma nessa hora! Vamos por partes! Fica calminho que a gente já vai esclarecer tudo para vocês!

Holanda ou Países Baixos?
Com toda a certeza, a maioria dos brasileiros vai ficar triste ao saber que fomos "imprecisos" a nossa vida inteira. Isso porque "Holanda" não é o nome correto de todo o território. Existe a Holanda do Norte e a Holanda do Sul, estas são duas províncias que somadas a mais dez territórios compõem o chamado "Países Baixos". Ficou mais clara a diferença? Aqui no Brasil é bastante raro ouvir alguém falando "Países Baixos", então falar "Holanda" acabou se tornando mais comum - até por uma questão histórica. A Holanda era a província mais famosa da região. Mas cá entre nós, é sempre bom saber a diferença entre um e outro né?

517px-Netherlands-regions.svg

No mapa é possível ver as 12 regiões./ Foto via Wikimedia

Holandês ou Neerlandês?
A questão do idioma segue a mesma lógica do território. A língua falada nos Países Baixos é o neerlandês. Como a Holanda não é um país em si, então o "holandês" foi apenas uma designação mais coloquial para o idioma. Os dois termos se referem a mesma língua - exceto que "holandês" não é a palavra mais correta se formos pensar em precisão de vocabulário - mas a verdade é que hoje em dia já se tornou tão comum que todos vão entender se você falar "holandês". 

Não importa se é holandês ou neerlandês! O importante é correr para o nosso site para fazer um teste de nível online e GRATUITO e começar a estudar algum idioma com a gente!

Afinal...Qual é a capital?
Os "Países Baixos" escondem ainda muitas curiosidades que deixam qualquer estrangeiro de cabelo em pé! Uma das mais comuns é o fato de que Amsterdam é a capital do país, mas a sede do governo fica na cidade de Haia. Tudo relacionado a governo e monarquia fica em Haia. Amsterdam é uma espécie de cidade honorária. Ah...E vale lembrar que é também a capital da Holanda do Norte.
Captura de Tela 2017-10-15 às 12.11.27

Países Baixos no Caribe?
Sabia que existem três municípios pertencentes aos Países Baixos que ficam no Caribe? Aposto que você não fazia ideia! Pois é. Bonaire, Sint Eustatius e Saba faziam parte das Antilhas Neerlandesas até 2010. Após essa data, esses três municípios foram incorporados aos Países Baixos e seus cidadão são considerados cidadão europeus.

O que significa dizer "Reino dos Países Baixos"?
Essa é outra confusão muito frequente quando falamos dos Países Baixos. Vamos lá...A primeira coisa que você precisa entender é que os Países Baixos compõem o território europeu. Se você somar essa região a Aruba, Curaçao e Sint-Maarten, então você terá o Reino dos Países Baixos. Agora ficou fácil entender, né?

Parece bem confuso! Mas a gente jura que não é. Vale muito a pena visitar os Países Baixos e também a Holanda. Você já sabia diferenciar holandês de neerlandês? E Países Baixos de Holanda? Conta pra gente nos comentários!