Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

Saiba como superar a timidez na hora de falar uma língua estrangeira!

Como estudantes de idiomas, sabemos que não podemos ganhar proficiência em uma nova língua sem prática. E, no entanto, falar com outros, principalmente falantes nativos, provavelmente parece ser a parte mais assustadora do processo de aprendizagem. E se eles não te entenderem? Ou rirem de você? E se você disser algo errado? Todas essas preocupações (e outras mais) provavelmente passam pela sua cabeça sempre que você está prestes a conversar com alguém em uma língua estrangeira. Mas, embora essa apreensão nunca desapareça completamente, existem alguns métodos que você pode usar para ajudá-lo a superar seus medos e começar a falar! 1. Identifique seu medo É importante saber o que exatamente te assusta antes de tentar algo novo que pareça intimidador para você. Dê um passo atrás e analise realmente o que é que o assusta sobre a idéia de falar uma língua estrangeira. A fonte da ansiedade difere de uma pessoa para outra; enquanto você possa achar a idéia de não ser entendido como o mais assustador, alguém pode ter medo de cometer muitos erros gramaticais e por aí vai. Quando você identificar o que é que mais o assusta, você poderá concentrar seus esforços para resolver a origem da sua angústia!

Como estudantes de idiomas, sabemos que não podemos ganhar proficiência em uma nova língua sem prática. E, no entanto, falar com outros, principalmente falantes nativos, provavelmente parece ser a parte mais assustadora do processo de aprendizagem. E se eles não te entenderem? Ou rirem de você? E se você disser algo errado? Todas essas preocupações (e outras mais) provavelmente passam pela sua cabeça sempre que você está prestes a conversar com alguém em uma língua estrangeira. Mas, embora essa apreensão nunca desapareça completamente, existem alguns métodos que você pode usar para ajudá-lo a superar seus medos e começar a falar!

1. Identifique seu medo
É importante saber o que exatamente te assusta antes de tentar algo novo que pareça intimidador para você. Dê um passo atrás e analise realmente o que é que o assusta sobre a idéia de falar uma língua estrangeira. A fonte da ansiedade difere de uma pessoa para outra; enquanto você possa achar a idéia de não ser entendido como o mais assustador, alguém pode ter medo de cometer muitos erros gramaticais e por aí vai. Quando você identificar o que é que mais o assusta, você poderá concentrar seus esforços para resolver a origem da sua angústia!

baby-1606572_1920

Aprendendo um novo idioma? Faça um teste de nível gratuito para ver como você se sai!

2. Visualize o sucesso
Pode parecer bobagem, mas a visualização pode desempenhar um papel importante para ajudá-lo a ter sucesso em qualquer coisa que você faça. Afinal, se você não tem uma imagem clara em mente do que você deseja alcançar, como você vai conseguir isso? Quando se trata de aprendizagem de línguas, a visualização pode ser incrivelmente útil na construção da autoconfiança necessária para realmente falar o idioma. Feche seus olhos e imagine que você está realizando uma conversa com um falante nativo. Experimente imaginar-se com uma postura confiante e imaginar que você está recebendo respostas positivas da pessoa que está falando. E por último, lembre-se porque é que você decidiu aprender o idioma em primeiro lugar. Passe alguns minutos dos dias fazendo isso, e você ficará surpreso com o quanto mais confiante e entusiasmado você poderá se sentir!

3. Confie nos falantes nativos
Um dos maiores medos quando se trata de conversar em outro idioma é a ideia de falar algo errado diante de um falante nativo. Sempre que esse medo te assombrar, lembre-se de confiar na boa vontade do falante nativo. Por mais difícil que possa parecer, os locais não estão reparando nisso. Na verdade, a grande maioria geralmente está feliz pelo o seu esforço em aprender sobre a cultura e idiomas locais! Mude sua percepção de outras pessoas e confie no fato de que ninguém vai te envergonhar. Tente se colocar no lugar do outro: se algum gringo se aproximou de você e tentou falar português, você tiraria sarro deles? Não! Você provavelmente ficaria mais do que feliz em aproveitar um pouco de tempo extra para tentar compreendê-los e até ajudá-los.

people-2597925_1920

4. Identificar suas barreiras
Estudantes de diferentes línguas sempre vão ter alguma dificuldade com os vários aspectos de um novo idioma, e é vital identificar onde você mais está tendo dificuldades caso você queira continuar progredindo. Aplique essa análise ao seu discurso. Quando você conversa, em que ponto você costuma ter mais problemas? Formular uma resposta a uma pergunta ou comentário, ou talvez seja dificuldade em entender o sotaque. Normalmente, um destes aspectos está estreitamente relacionado com o outro, então, se você descobrir qual deles é, você pode encontrar maneiras de abordá-lo, melhorando o seu nível de conversação como um todo!

5. Prefira conversas um a um
É um fato que as conversas somente entre duas pessoas são muito mais fáceis para estudantes de línguas. As conversações em grupo tendem a ser mais aceleradas e isso pode se tornar complicado, pois você pode acabar se sentindo um pouco deslocado caso não entenda tudo. Encontre alguém disposto a praticar com você e dê uma chance! A chave é continuar praticando até sentir-se confortável e confiante o suficiente para enfrentar falar com um estranho.

friends-1209449_1920

Que métodos você usa para superar o seu medo de falar? Compartilhe alguns nos comentários! E não se esqueça que a Listen & Learn Brasil está aqui para te ajudar no seu objetivo de aprender um novo idioma.