Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

Viaje Sem Sair de Casa: Top 7 Filmes Sobre a Itália

O que você sabe sobre a Itália? E sobre o idioma italiano? Apesar do sul do nosso país ter tido uma imigração italiana muito forte, poucos de nós sabemos sobre a cultura desse país incrível. Junto ao fato que estamos vivendo tempos estranhos e de isolamento social, a TV e os filmes se tornaram algo muito importante para que possamos ficar entretidos em casa. Por isso trazemos uma lista com algumas dicas:

O que você sabe sobre a Itália? E sobre o idioma italiano? Apesar do sul do nosso país ter tido uma imigração italiana muito forte, poucos de nós sabemos sobre a cultura desse país incrível. Junto ao fato que estamos vivendo tempos estranhos e de isolamento social, a TV e os filmes se tornaram algo muito importante para que possamos ficar entretidos em casa. Por isso trazemos uma lista com algumas dicas:

 

Imagem: GIPHY

 

Mas nem tudo está perdido, pois uma ótima maneira de aprender sobre a cultura de um lugar é através dos filmes, então por que não mergulhar na temática italiana?

 

Separamos aqui uma lista com sete filmes para você se apaixonar pelo país da macarronada:

 

 

1 - Ladrões de Bicicleta (1948)

 

O longa tem Roma como seu principal cenário. Através de imagens de uma cidade destruída e devastada, são apresentadas as sequelas que a Segunda Guerra Mundial deixou na parcela mais numerosa da população. O enredo narra situações da vida de um desempregado, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), que luta para conseguir uma vaga como colador de cartazes. Só que a vaga exige que ele tenha uma bicicleta. O problema é que a dele está penhorada.

 

2 - A Doce Vida (1960)

 

Quando o diretor é o italiano Federico Fellini, já se imagina que o filme será de alta qualidade cinematográfica, mas que nem sempre agrada a todos os gostos. A Doce Vida marca a carreira do diretor, visto que representa a transição do neorrealismo de seus filmes para o simbolismo. O longa conta a história do jornalista Marcello Rubini, interpretado por Marcello Mastroianni, um especialista em histórias sensacionalistas.

 

3 - O Poderoso Chefão (1972, 1974 e 1990)

 

Um dos maiores clássicos do cinema mundial é a trilogia de O Poderoso Chefão. Os longas de Francis Ford Coppola contaram com um elenco estrelar, como Al Pacino, James Caan, Richard S. Castellano e com Marlon Brando. Os filmes retratam a história de uma família mafiosa, cujo sobrenome é Corleone, que está na luta pelo crime organizado e pela sobrevivência de seus negócios.

 

4 - Pão e Tulipas (2000)

 

A atriz italiana Licia Maglietta dá um show de interpretação na pele de Rosalba, uma típica dona de casa do interior. Com dois filhos e um marido extremamente dependentes, a personagem mostra como uma mamma italiana costuma centralizar as rédeas da família. No entanto, o enredo muda, quando sua família está em uma excursão de viagem.

 

5 - Sob o Sol de Toscana (2003)

 

Após um doloroso divórcio, a escritora Frances Mayes (Diane Lane) fica deprimida e decide mudar sua vida radicalmente. Incentivada por uma amiga, ela deixa San Francisco, nos Estados Unidos, e segue rumo à Toscana, na região central da Itália. Enquanto cuida da reforma do espaço, reconstrói sua ideia de família e estabelece novos laços afetivos.

 

6 - Doze Homens e Outro Segredo (2004)

 

George Clooney, Brad Pitt, Matt Damon, Don Cheadle, Julia Roberts e Catherine Zeta-Jones estrelaram este longa, que é a sequência de outro longa do diretor Steven Soderbergh, Onze Homens e Um Segredo. Desta vez, eles saem do território estadunidense e vão para a Itália.

 

7 - Anjos e Demônios (2009)

 

Igreja de Santa Maria Del Popolo, Piazza São Pedro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Panteão, Piazza Navona, Castelo Sant'Angelo e Passetto são alguns pontos turísticos clássicos de Roma e do Vaticano. Quem sonha ver de perto esses monumentos pode ter um gostinho assistindo ao filme Anjos e Demônios, do diretor Ron Howard.

 

Bônus:

 

Como é a lingua de sinais em italiano - Imagem: Flickr

Bem agora que já tem um montão de dicas, vamos colocar a prova seus conhecimentos de italiano com um teste de nível? Não tem nenhum? Quer começar do zero? Entre em contato com a Listen & Learn Brasil e reserve já o seu curso.