Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

7 Fatos Que Você Provavelmente Não Sabe Sobre a Itália e Seu Idioma:

Além de ser um dos países mais visitados em toda a Europa, a "botinha" italiana possui um charme a parte: o seu idioma. O que tem no italiano que nos encanta tanto? Bom, além do conhecido sotaque e a forma gestual de se comunicar, ela possui algumas peculiaridades que valem a pena conhecer.

Além de ser um dos países mais visitados em toda a Europa, a "botinha" italiana possui um charme a parte: o seu idioma. O que tem no italiano que nos encanta tanto? Bom, além do conhecido sotaque e a forma gestual de se comunicar, ela possui algumas peculiaridades que valem a pena conhecer.

a

A italiano está no posto da 20ª língua mais falada em todo o mundo. Mesmo que pareça uma posição não tão satisfatória o certo é que conta com mais de 62 milhões de falantes, é falado em 27 países e em 5 deles é o idioma oficial.

Existem também outras curiosidades não só em relação a língua mas também e seu território, vamos conhecê-las:

1 - Subdivisão de regiões:

 A Itália é subdividida em 20 regiões. Cada uma das cidades dentro desses territórios tem o seu próprio dialeto e sotaque. Um dialeto se consiste em uma outra língua e algumas são extremamente difíceis de entender pelos próprios Italianos de outras regiões.

b

2 -  Regiões Independentes:

Dentro das 20 regiões, 5 delas são autônomas: Friuli-Venezia Giulia, Sardenha, Sicília, Trentino-Alto Ádige, e Vale de Aosta. Cada uma delas possui o seu próprio e especial estatuto. As mesmas se tornaram autônomas depois da II Guerra Mundial no intuito de contemplar diferenças culturais, a forma linguística e econômica.

Essas regiões possuem total poder de legislação e administração das finanças. Como resultado disso controlam o sistema de saúde e escolar e a maioria da estrutura pública de forma independente.

3 - O Dialeto Toscano:

 A cidade de Toscana não tem um dialeto próprio porque a própria língua italiana é embasada no próprio dialeto Toscano.
Romanos falavam Latim e Latim é muito diferente do italiano falado recentemente.

Sendo assim, Toscana não tem um dialeto, mas sim um sotaque muito forte que normalmente não está  presente no idioma italiano. Pode-se perceber a presença desse sotaque prinpalmente na pronunciação do /c/ e do /g/.

c

4 - A República de San Marino:

 San Marino e a cidade do Vaticano são dois estados estrangeiros dentro da Itália. A República de San Marino é um monastério comunitário fundado em 3 de Setembro de 301. É um dos mais ricos países do mundo, também considerada como tal pela alta situação econômica e um dos mais baixos níveis de desemprego na Europa, sem dívida externa e excedente orçamental.

5 -  As Vogais no Italiano:

As vogais não seguem a mesma regra que a maioria das línguas. O Italiano é o mais conservador, a nível fonológico, das línguas românicas. Tanto é assim que conta com 7 vogais com quatro graus de abertura. São elas:  /a, ɛ, e, i, ɔ, o u/.

Uma outra peculiaridade da língua é que as letras k, j, w, x, y não existem em nenhuma palavra italiana. O idioma utiliza 21 letras do alfabeto e deixa o uso das mencionadas acima para os conhecidos estrangeirismos.

 6 - A palavra Mais Larga do Idioma:

Sovramagnificentissimamente, que em tradução livre significa "muito mais que magnífico" é a maior palavra  do seu vocabulário e com 27 letras tem total capacidade de competir no ranking com as palavras mais largas de todo o mundo.

7 - O Mais Curioso Trava-Língua:

“Trentatre trentini entrarono un Trento tutti e Trentatre trotterellando”.  Este é o mais popular trava-língua italiano e tem a honra de ser o mais complicado dentro do idioma. Tanto é que até para a tradução no português acaba se tornando também um autêntico trava-línguas: "Trinta e três pessoas de Trento entraram na cidade, todos os trinta e três trotando".

d

Assim como qualquer outra língua, o italiano é cheio de surpresas e novidades. Conhecer a fundo as características e curiosidade de uma língua é se envolver e aprendê-la de fato!

Quer se aventurar pelo lindo mundo do italiano? Faça  aqui um teste de nível on-line de italiano e se surpreenda com novas curiosidades! Ciao!