Brasil x Portugal – Brasileiros que trocaram terras tupiniquins por terras lusas

Fazer intercâmbio ou até decidir mudar de país é uma experiência de amadurecimento pessoal para qualquer pessoa. Mesmo quando os lugares trocados são bem parecidos, como é o caso de trocar o Brasil por Portugal. E hoje vamos falar de pessoas corajosas o suficiente para se aventurarem em outro continente. Pessoas que decidiram trocar o Brasil por Portugal e as impressões que elas tiveram ao chegar em terras lusas.

Mesma língua, muitos costumes parecidos, a comida é, basicamente, a mesma. As similaridades são muitas, mas ainda assim, existem diferenças que são impossíveis de serem ignoradas.

Porto_-_Pont_de_Lluís_I

O Porto é a segunda cidade mais visitada de Portugal/ Photo via Wikimedia

Uma das coisas que mais chama a atenção é o fato de que tudo o que acontece no Brasil é noticiado em Portugal, sejam as novidades musicais, as notícias de tragédias, ou da política. Enfim, a maioria dos portugueses sabe o que está acontecendo no Brasil, e isso não acontece na ordem inversa. Os brasileiros, em geral, não sabem o que está acontecendo em Portugal. Não conhecem as músicas, não sabem nada da política e nem das notícias mais importantes. Portugal tem cerca de 10 milhões de habitantes, e o Brasil cerca de 200 milhões e essa diferença demográfica também influencia muito neste fato.

Outra diferença notável é que os portugueses entendem o português do Brasil muito mais facilmente do que os brasileiros entendem o de Portugal. E isso acontece mesmo com a imensidão de sotaques que temos no Brasil. O português, naturalmente, fala um pouco mais rápido e com o som um pouco mais fechado e grave, por isso a dificuldade em entendê-los. Já o brasileiro fala mais devagar e usa um pouco mais os lábios para a formulação das frases.

O clima é uma outra característica que pode assustar brasileiros que vão para Portugal. Na maior parte do Brasil, as estações não são muito marcadas. É possível ir à praia no inverno, por exemplo. Já na maioria dos países da Europa, as quatro estações são bem características. Isso quer dizer que tem muito brasileiro passando frio em terras lusas sim! Mas vale lembrar que Portugal tem um dos melhores climas – menos frio – da Europa. Portanto, lá é possível desfrutar da qualidade de vida europeia sem sofrer tanto com baixas temperaturas.

Lisboa

Lisboa é a cidade com o custo de vida mais alto de Portugal, é também a mais visitada/ Photo via Flickr

A relação com o dinheiro e a segurança são dois aspectos que também chamam a atenção. Em Portugal, não é preciso ganhar muito dinheiro para viver bem. Claro que existem algumas cidades mais caras como, por exemplo, Lisboa. Mas mesmo assim, atualmente o salario mínimo no Brasil está definido em 937 reais no ano de 2017, em Portugal o valor é de 557 euros. Com 937 reais, é impossível ter o mínimo de qualidade de vida no Brasil. Acesso a uma boa moradia, plano de saúde (a saúde pública deixa muito a desejar), comida, pagar todas as contas e ter algum lazer. Já com um salário mínimo em Portugal, é possível viver minimamente bem. Sem luxos, mas ainda assim, ter acesso a coisas boas. E infelizmente é muito difícil nos sentirmos 100% seguros no Brasil no que diz respeito a violência, já em Portugal é ao contrário, é difícil se sentir inseguro. Sem dúvida, esses são dois dos fatores essenciais para explicar o fato de tantos brasileiros terem ido tentar a vida por lá.

É claro que o brasileiro é um povo muito aventureiro. Em qualquer canto do mundo, pode ter certeza de que irá encontrar ao menos um brasileiro tentando a vida, fazendo intercâmbio ou apenas turismo. As fronteiras geográficas, culturais, políticas e religiosas não significam nada para este povo tão explorador e tão vivo!

Morando em Portugal é possível visitar países com culturas e idiomas completamente diferentes em apenas algumas horas! Saiba que o conhecimento de uma segunda língua, principalmente o inglês, é essencial para explorar a Europa da melhor forma possível! Não perca tempo! Faça um teste de nível on-line e GRÁTIS com a Listen & Learn Brasil!