Como Comprar Roupas e Sapatos no Exterior

stockvault-shopping-mall132645

Que já viajou e deu uma olhada nas lojas no exterior sabe o quanto as numerações são diferentes. É obvio que é bem difícil comprar roupas e sapatos sem saber qual é seu tamanho exato. A velha e boa prova ajuda muito, mas como ter certeza de qual tamanho provar? Cada região do mundo usa um sistema de medidas diferente, mas os mais conhecidos e que dão mais trabalho para nós brasileiros são os sistemas europeu e o dos Estados Unidos.

Sapatos

A numeração europeia é parecida com a nossa, ou seja, se baseia em números entre 18 e 44. Quando se viaja para a Europa é mais fácil descobrir qual o sua numeração, basta adicionar dois tamanhos ao número que utiliza no Brasil. Um exemplo seria, se a mulher calça 37 no Brasil, na Europa deve provar o 39. É claro que essa não é uma regra exata, portanto é bom provar para ter certeza e evitar frustrações.

stockvault-arabic-shoe-display130899

Já no sistema dos Estados Unidos/ Canadá essa numeração é um pouco mais complicada, por se basear em polegadas passa por medidas que incluem ½, ou seja, não passa de 5 para 6, e sim de 5 para 5 ½ . Portanto não existe um regra exata que se aplique, mas levando em conta que a número 34 no Brasil equivale ao número 5 ½ , pode se adicionar ½ ou 1 para cada número a mais no Brasil, sendo o 35 equivalente ao 6 e o 37 equivalente ao 7. Entretanto, a numeração masculina também é diferente, pois o 7 ½  que equivaleria ao 37 na tabela feminina, equivale ao 39 na masculina, que segue uma progressão de 1 em 1 comparada com a brasileira, portanto o 40 seria o 8 ½.

Roupas

Em algumas lojas e peças de roupas as medidas são feita divididas em 4 grupos: Pequeno (S – Small), Médio (M- Medium), Grande (L- Large) e Extra Grande (XL). Entretanto existem algumas peças de roupa que não se encaixam nesta divisão, como vestidos, camisas e calças. Na medida de calças jeans femininas nos EUA, o 36 brasileiro

stockvault-clothes-on-sale133981

equivale ao 0, sendo que o 38 equivale a 2, e assim em diante, subindo de 2 em 2. Já na Europa, o 36 brasileiro equivale ao 30 europeu, o 38 equivale ao 32 e assim por diante. A masculina começa a partir do 28, que equivale ao tamanho da pessoa em polegadas, portanto a partir do tamanho de suas pernas dá
para saber o tamanho que usará de calça, no caso dos homens.

Na medida de vestidos e ternos femininos esse padrão muda um pouco. O 36 brasileiro equivaleria ao 2 nos EUA e ao 32 na Europa, sendo o 38 equivalente ao 4 (EUA) e ao 36 (UE), logo, a cada 2 números que aumentam na medida brasileira, se aumentam 2 na dos EUA e 4 na europeia. Já em camisas o número 40 brasileiro equivale 32 nos EUA e 40 na Europa, e vão aumentando do mesmo modo que a medida brasileira.

Apesar de ser um pouco confuso, e nem sempre certeira, a conversão ajuda a ter uma ideia de que número se usa. É claro que provar é sempre a melhor pedida, e também é importante conversar com o vendedor para ver qual tamanho se ajusta melhor. Por isso, se pensa em viajar para o exterior, que tal fazer um teste de nível grátis para saber se está pronto para encarar umas comprinhas?

Teste seu nível conosco