Conhecendo melhor a língua árabe…

800px-Learning_Arabic_calligraphy

O árabe é um dos idiomas mais falados do mundo/ Foto via Wikimedia

A língua árabe pode parecer um tanto quanto distante de todos nós, brasileiros. E isso acontece porque não estamos acostumados a ouví-la na nossa vida cotidiana. Mesmo que o árabe não seja popular por aqui, não podemos subestimar a influência que este idioma tem no mundo inteiro. Mais de 400 milhões de pessoas, entre nativos e não-nativos, falam a língua árabe no nosso planeta. É o idioma oficial de 26 países (norte da África, Oriente Médio e sudoeste asiático), ficando atrás apenas do inglês e do francês em número de territórios em que a língua é oficial.

Outra observação importante sobre o árabe é que ele é bastante relacionado à religião, e isto acontece porque o Corão, o livro sagrado islâmico, foi escrito nesse idioma. Só com este fato, já é possível afirmar que o árabe é  uma das línguas mais antigas do mundo. Inclusive influenciou diversos outros idiomas considerados ocidentais como o espanhol e o português.

O árabe foi declarado a sexta língua oficial da ONU (Organizações das Nações Unidas) em 1973, título concedido formalmente depois de constatar o grande número de falantes e a importância política, religiosa e cultural de tal idioma. Atualmente, é a quarta língua mais falada no mundo, isso é claro, se não formos considerar as diversas peculiaridades na fala que variam de região para região.

Arábia Saudita

Mapa que mostra os países cujo o árabe é idioma oficial.

Agora que já falamos da importância que o árabe assume no cenário internacional, é hora de aprender um pouco sobre as estruturas gramaticais e a fonologia - que em um primeiro momento, podem parecer quase impossíveis para os brasileiros. O fato do alfabeto árabe ser completamente distinto do alfabeto ocidental é um dos fatores que podem assustar. Ele é derivado da escrita aramaica e algumas vezes pode ser confundido com o alfabeto grego ou o cirílico. O árabe é uma língua semítica e a gramática é feita através de um sistema de raízes triconsonânticas (três consoantes são usadas para designar uma palavra). A fonética do árabe é baseada em três vogais (/i, a, u/) que podem sofrer variações longas e curtas na forma em que é pronunciada. Vale lembrar que a fonologia pode ser muito distinta dependendo do país em que o idioma é falado.

Mas calma! O árabe pode ser um pouco complicado, mas saiba que existem muitas semelhanças com o português. É isso mesmo! Se pensarmos em termos históricos, podemos lembrar da invasão árabe na península ibérica em 711. Portanto, Espanha e Portugal receberam muita influência árabe em sua cultura, inclusive no idioma. Existem cerca de 18 mil termos no português, entre substantivos, adjetivos, pronomes e artigos, que são derivados do idioma. Um exemplo são as palavras "azeite" e "garrafa", que em árabe são escritas, respectivamente, "az-zayt" e "karafâ".

Aprender uma nova língua é uma aventura! Imagina então aprender árabe, uma língua tão diferente da nossa? Saiba que a Listen & Learn Brasil oferece cursos de todos os idiomas, inclusive árabe, e aqui o aprendizado acontece de forma natural, divertida e rápida. É só fazer um teste de nível online e GRATUITO e depois entraremos em contato para te conhecer melhor e maximizar o seu aprendizado!