Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

Espanhol: A língua Mais Queridinha na Suíça

Espanhol: a queridinha na Suíça

Espanhol: a queridinha na Suíça

Depois de Alemão, do inglês e do francês, a língua mais lida na Biblioteca em Kornhaus, na Suíça, é o espanhol. Uma quarta língua privilegiada quando se considera que ambos tanto o alemão quanto francês são as línguas oficiais da Suíça. Ah, Suíça! Ali não são apenas os chocolates que são encantadores. Pelo contrário, suas belezas naturais de clima temperado torna-se um do roteiros mais escolhidos na hora de conhecer uma parte da Europa.

            Porque o amor é atribuído então à língua Cervantes? Segundo o prestigiado autor colombiano Gabriel García Márquez diz que: "Provavelmente porque eles têm um maior sucesso no cenário internacional". Só no ano passado, a Biblioteca Kornhaus contou com mais de 3.000 livros e meios de comunicação em espanhol o que exalta e engrandece muito a queridinha dos mais de 135 países.

diferenca-entre-castelhano-e-espanhol-3

Na biblioteca, a maioria dos leitores são suíços, mas que falam espanhol e querem ler um livro na língua original. Para aqueles que ainda não são proficientes em espanhol foi criada o que se chama de "leitura fácil", ou seja, são obras mais ou menos conhecidas na versão simplificada o que torna ainda mais atrativo aprender essa língua, até porque para nós brasileiros, torna-se um pouco mais fácil devido a morfologia e sintaxe que de algumas palavras são bem parecidas. Apenas, há que se observar os falsos cognatos. Aprender o espanhol não irá te levar apenas para países da América Latina. Se o seu sonho é conhecer a Europa, aproveita porque é a bola da vez.

            Aí as crianças, algo muito interessante que acontece, é que elas aprendem primeiro o espanhol e depois alemão. Em comparação com os leitores alemães, a proporção de leitores que têm o espanhol como língua materna é muito menor. O material de literatura são livros ilustrados para crianças. Além disso, nessa biblioteca os pais vêm com seus filhos para que eles tenham contato com a língua espanhola. E, mesmo falando o alemão e francês como língua nativa, segundo pesquisas, as crianças preferem falar o espanhol.

Yo-hablo-español

No entanto, isso não significa que a oferta é limitada a essa idade, como também há livros e audiovisuais em espanhol para adolescentes e outros grupos etários, cujo primeiro contato com essa linguagem foi há 35 anos, no sul da Espanha. E, também, ser casada com um argentino na cultura Suíça é muito familiarizado, mesmo que pareça clichê. Aprender uma nova língua abre outros pressupostos jamais imaginados.

Aqueles que desejam ler nesta língua ou em outro lugar há possibilidades de poder fazer uma pesquisa "online" a partir da própria casa, cursos on-line de espanhol hoje em dia são reconhecidos e conduzem a criança, o adolescente e até mesmo o adulto a mergulhar num mundo de culturas novas. Além disso, a seleção de livros e meios de comunicação em espanhol é feito através de diversos meios.

O desejo de o leitor, no entanto, é o critério mais importante para a seleção da nova língua. Seja o espanhol, alemão, francês, o importante é se destacar, assim como os suecos e caminhar ao aprendizado de uma nova cultura e ideologia, porque quando uma pessoa aprende uma nova língua, ela não aprenderá apenas as regras sintáticas ou morfológicas, pelo contrário ela entrará num novo mundo de novas culturas e ideologias.

 Ainda tem dúvidas em aprender ou não uma nova língua? Tire essa dúvida de vez, começando por fazer um teste de nível de idiomas ou entrando em contato com a Listen & Learn