Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

O Que Você Precisa Saber Antes de Ir Para a Bélgica

Caso você passe por esse país na sua viagem à Europa, ou se talvez esteja mesmo planejando mudar para lá, deixamos alguns dados curiosos sobre o país que é um pouquinho junto de Holanda, França e Alemanha.

Caso você passe por esse país na sua viagem à Europa, ou se talvez esteja mesmo planejando mudar para lá, deixamos alguns dados curiosos sobre o país que é um pouquinho junto de Holanda, França e Alemanha.

Imagem: Wikipedia

A Bélgica possui 3 idiomas oficiais, o francês no sul, na região chamada Valônia, o flamengo ou flamenco, que na verdade é a mesma coisa que holandês, que se chama na verdade neerlandês como pode ver no artigo indicado abaixo - chamado assim nessa parte ao norte, na região que se chama Flandres e alemão a leste, ao longo da fronteira com a Alemanha.

Leia Mais: Holanda ou Países Baixos? Holandês ou Neerlandês?

Bruxelas, a capital da Bélgica é a única zona bilíngue do país. Mesmo sendo situada dentro da região de Flandres, a qual o idioma oficial é o flamengo/holandês, a maioria de seus habitantes falam francês.

O que comer? Os belgas são famosos por terem inventado a batata frita! Sim, não é uma invenção americana nem mesmo francesa (os americanos chamam as batatas fritas de “French fries”, ou seja, Fritas francesas).

Imagem: Pixabay

Juntamente com as batatas se come muito chocolate. Apesar do chocolate suíço ser o mais famoso do mundo, o belga tem o seu lugar ao sol.

Imagem: Wikipedia

É o país no mundo com o maior número de cervejarias. São cerca de 450 marcas de cerveja, e esse pequeno país possui o maior número tipos de cerveja do mundo. Além da Stella Atrois, marca mundialmente, conhecida existe mais de 1.500 tipos de cerveja sendo produzidos por lá. Muitas delas são produzidas pelos monges trapistas em mosteiros no interior do país em edições artesanais super limitadas.

Imagem: Wikipedia

Tim Tim (em francês Tin Tin) é um desenho originalmente Belga e foi criado quadrinista belga Hergé em 10 de janeiro de 1929.

Imagem: Wikipedia

Aprenda Mais: Faça um teste de nível grátis em um dos cursos de idiomas que oferecemos

A sede da União Europeia está em Bruxelas a capital do país. Daí emanam quase todas as decisões que são tomadas no bloco de integração regional mais importante do mundo.

Imagem: Wikipedia

Se você gosta de musicas do estilo dance, a Bélgica é o país de uma dos grupos desse estilo de música mais famosos da história, o Technotronic.

Você gosta de joias? A cidade de Antuérpia é famosa pelos seus diamantes. Os lapidadores de diamantes dessa cidade são considerados os melhores do mundo.

O país é bem pequeno, em 3 horas se cruza todo território de carro. Porém em 2012 uma senhora de 67 anos dirigiu 1500 quilômetros da pequena cidade de Erquilinnes. Ela queria ir até Bruxelas, em uma viagem que não deveria passar de 40 minutos, porém por uma falha no seu aparelho de GPS, ela chegou a Zagreb na Croácia.

A Bélgica foi um país criado como "tampão" entre a Holanda (Países Baixos) e a França. O objetivo era evitar o choque entre essas duas nações criando uma terceira. O inglês Lord Ponsonby foi o responsável por essa negociação. Um fato interessante é que Lord Ponsonby também foi o "criador" de outro Estado tampão para evitar o conflito entre duas potências sul-americanas, neste caso surgindo o Uruguai.

A Bélgica também tem Rei. Assim como o Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega, o país possui um família real. O Rei Felipe (nome completo em francês: Philippe Léopold Louis Marie e em flamengo: Filips Leopold Lodewijk Maria) assumiu o trono do país depois da abdicação de seu pai em julho de 2013.