Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

Top 10 frases em Mandarim – O Que Você Precisa Saber Para Começar a Falar Chinês

O mandarim, também conhecido como chinês tradicional, é o nome que se dá a um conjunto de dialetos falados nas regiões centrais, norte e sudoeste da China. É o principal idioma falado no país, com aproximadamente 840 milhões de falantes, tendo o mandarim como primeira língua. Curiosamente, é o idioma mais falado no mundo.

O mandarim, também conhecido como chinês tradicional, é o nome que se dá a um conjunto de dialetos falados nas regiões centrais, norte e sudoeste da China. É o principal idioma falado no país, com aproximadamente 840 milhões de falantes, tendo o mandarim como primeira língua. Curiosamente, é o idioma mais falado no mundo.

aa

A China é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,36 bilhão de habitantes, quase um quinto da população da Terra. Reconhece oficialmente 56 grupos étnicos distintos, sendo o maior deles os chineses da etnia han, que constituem cerca de 90% da população total do país.

O país possui também outros dialetos, como o wu (inclui o xangainês), o yue (inclui o cantonês e o taishanês), o min (inclui hokkien e teochew), o xiang, o gan e o hakka. Línguas não sínicas são faladas amplamente por minorias étnicas, que incluem o zhuang, o mongol, o tibetano, o uigur, o hmong e o coreano. O mandarim padrão é uma variedade do mandarim baseada no dialeto de Pequim, usado como uma língua franca entre as pessoas de diferentes origens linguísticas.

aq

A palavra “mandarim” surgiu no século XVII, no contexto histórico dos contatos comerciais marítimos entre China e Portugal. Os mandarins eram funcionários públicos do governo chinês (conselheiros de estado). Eram eles os encarregados de estabelecer os contatos comerciais entre os dois países. O nome Mandarim foi atribuído pelos portugueses, e com o tempo espalhou-se pelo mundo.

Com o crescimento econômico do país, verificado a partir da década de 1990, o mandarim ganhou grande importância no cenário econômico mundial. A relação comercial entre China e centenas de países do mundo tornou quase que obrigatório o entendimento do idioma, por profissionais que atuam em áreas comerciais com o país oriental. Devido a essa importância, se torna curioso aprender algumas saudações nessa língua tão exótica.

670px-Learn-Mandarin-Chinese-Step-4-Version-2

 Segue a lista de 10 frases úteis em Mandarim:

 

  1. 早 安 /Zǎo ān/

Significando nosso simples “Bom dia”.

 

  1. 晚 安 /Wǎn ān/

Sendo a saudação “Boa noite”.

 

  1. 回头 见 /Huítóu jiàn/

Com significado de “Até mais tarde!”.

 

  1. 非常 感谢 /Fēicháng gǎnxiè/

Seria o nosso “Muito Obrigado!”.

  1. 不客气 /Búkèqì/

A resposta do “muito obrigado”, significando “de nada”.

 

  1. 你 能 推荐 附近 一 家 好 的 饭店 吗? /Nǐ néng tuījiàn fùjìn yī jiā hǎo de fàndiàn ma?/

Significa nada mais nada menos que “Você pode me recomendar um bom restaurante perto daqui?”.

 

  1. 您 能 给 我 折扣 吗? /Nín néng géi wǒ zhékòu ma?/

Possui o significado de “Pode me dar um desconto?”, afinal nenhum país melhor para pechinchar do que a China.

 

  1. 请 结 账 /Qǐng jiézhàng/

Tendo como significado: “Por favor, a conta”.

 

  1. 厕所 在 哪里? /Cèsuǒ zài nálǐ?/

Talvez a mais útil das frases, seria a pergunta “Onde é o banheiro?”.

 

10.  多 少 钱 /Duōshǎo qián?/

Significa “Quanto custa?” afinal, não se pode pechinchar sem antes saber o preço.

Agora que você já está quase um expert em falar chinês, faça um teste de nível sem compromisso, grátis e on-line ou entre diretamente em contato a Listen & Learn