6 Podcasts que Aumentarão (e muito) o Seu Conhecimento de Francês

Há algum tempo atrás nós publicamos um artigo com dicas de podcasts que ajudarão você a melhorar e até aprender outras línguas, o texto "Os 10 melhores Podcasts Para Te Ajudar Aprender Outra Língua" teve bastante aceitação e devido a pedidos de nossos leitores, vamos fazer uma série com artigos específico para diferentes línguas.

Imagem: Pxhere

Hoje começamos com o FRANCÊS... porém antes de começar, você sabe o que é um podcast?

Em uma tradução direta do inglês, POD significa casulo ou bainha e CAST significa transmitir, então seria uma "tradução em casulos". Porém se isso não faz muito sentido, o termo utilizado para designar o tipo de mídia que mais cresce no Brasil hoje, o podcast, continue lendo porque você vai entender.

Um podcast, em sua definição técnica, é uma publicação digital periódica em áudio que pode ser baixada da Internet. Em palavras mais simples, um podcast nada mais é do que um programa de rádio personalizável e disponível para baixar para você escutar quando quiser.

Porém se você quer saber de onde vêm essas "cápsulas", podcast vem de "iPod" e "broadcast". Isso ocorre porque os podcasts costumavam no seu início serem ouvidos em iPods através do iTunes, mas hoje em dia você pode ouvi-los diretamente em uma rede e em dezenas de outras mídias.

O habitual é que o podcast seja dirigido por um apresentador ou por vários componentes, e que durante um certo período de tempo eles falem sobre um tópico específico. E, claro, o podcast é composto de diferentes episódios que falam sobre isso ou vários temas.

Agora vamos ao que interessa: ESCUTAR FRANCÊS (clique no título para ser redirecionado à página do podcast).

 

Géopolitique

Este podcast é perfeito para caso a sua disculpa número um quando o tema é aprender idiomas, que você não tem muito tempo. O Géopolitique condensa tema internacional atual em um monólogo de quatro minutos.

Seu anfitrião é Bernard Guetta (não sei dizer se ele tem algum parentesco com o DJ David Guetta), um veterano do jornalismo francês especializado em relações internacionais e geopolítica.

Imagem: Wikipedia

O ritmo é compreensivelmente rápido, mas o tom de Guetta torna seus pontos fáceis de entender. Brexit: les Conservateurs britanniques en plein désarroi à Birmingham é um bom exemplo do que escutar para entender a situação política atual. Definitivamente vale a pena ouvir.

Studio 404

O Studio 404 é um podcast que parece ter uma opinião sobre quase tudo. Embora seja predominantemente sobre tecnologia e cultura digital, há entrevistas, comentários sobre mídias sociais e cultura pop e quase tudo o que você pode imaginar.

A conta do Twitter do Studio 404 é um recurso adicional que você pode adicionar ao seu arsenal de aprendizado de idiomas, já que ela é regularmente atualizada e te dá um pouco de francês para experimentar. Não quer começar pelos episódios mais antigos?

Selecionamos um capítulo memorável aqui: Google et la ville, free-floating, scanner et manger, tous espions - Você escutará uma discussão que abrange uma mistura eclética sobre o que o Google considera uma cidade, a flutuação livre como uma alternativa para viagens urbanas e as desvantagens de conhecer todos os ingredientes em nossa alimentação.

Easy French Poetry

Ok, talvez não seja uma escolha óbvia. Mas Easy French Poetry é realmente uma ótima maneira de conhecer ainda mais nuances da língua francesa. Vendo como estrofes e dísticos são colocados juntos com a assonância, por exemplo, pode realmente ajudar você a apreciar como funciona a língua francesa.

Você também conhecerá um pouco sobre os próprios poetas, ouvirá uma breve opinião sobre o poema e conhecerá um pouco sobre a cultura por trás do poema também. O que mais você poderia pedir?

Experimente "Le Chêne et le Roseau" de Jean de la Fontaine, uma linda fábula que conta a história da relação entre um junco e um carvalho.

 

Journal en Français Facile

Este podcast é exatamente o que o seu nome diz, notícias francesas diárias em francês fácil. Com um resumo de tudo o que está acontecendo no mundo e em toda a França, este podcast mantém você atualizado sem confundi-lo com palavras complicadas.

Imagem: Wikipedia

A velocidade e o tom que o podcast é lido não é problema para se acostumar, e sendo cada um com apenas dez minutos de duração, não há nenhuma razão, se você sabe francês ou está aprendendo, para adicionar ao seu agregador de podcast.

 

Grand Reportage

O podcast Grand reportage se orgulha de seus relatórios, investigações "in loco" e documentários. Eles têm uma repórteres baseados em várias partes do mundo cobrindo todos os tipos de notícia, desde a tensão na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela até o impacto da mudança climática na economia global.

Fronteira Venezuela e Colômbia - Imagem: Flickr

A linguagem usada no podcast do Grand reportage é voltada para falantes nativos de francês, então pode ser que leve um pouco mais de tempo para ouvintes menos acostumados com a língua para pegar o ritmo.

Entretanto, se você já é um falante avançado, realmente vale a pena seguir o podcast que possui uma visão refrescante do mundo do ponto de vista francês, cobrindo praticamente todos os assuntos que você possa imaginar.

Nouvelle Ecole

Nossa escolha final do podcast francês é Nouvelle Ecole, é composto por uma série de entrevistas que tenta descobrir exatamente o que é que leva as pessoas a se inspirarem. Existem artistas, fotógrafos, autores, diretores e tantas outras vozes que lhe darão uma perspectiva única sobre como começar a fazer as coisas que você é apaixonado na vida.

O que leva um fotógrafo, por exemplo, a se inspirar? - Imagem: Pexels

 

O que será que leva a fotografa Laura Gilli a se inspirar ao tirar fotos? Escute AQUI esse episódio!

 

E quais são os benefícios de escutar podcasts?

Você ainda não acha que os podcasts são mais do que algo legal de se ouvir quando se está matando o tempo?

Bem, aqui estão algumas razões pelas quais um podcast pode ajudá-lo a melhorar seu francês. Antes de mais nada, ter que sintonizar seu ouvido em uma língua da maneira que você faz com um podcast significa que sua capacidade de ouvir vai melhorar imensamente.

Você se beneficiará ao ouvir falar francês real, com diferentes sotaques, tonalidades e cadências. E, finalmente, se você estiver ouvindo um podcast sobre um assunto em que esteja particularmente interessado, você obterá um vocabulário específico para o assunto que gosta.

 

Aqui na Listen & Learn Brasil, nossos professores são todos profissionais nativos na língua que você deseja aprender. Portanto, não seja tímido, faça uma consulta rápida clicando aqui e a nossa equipe de venda entrará em contato com você o mais breve possível.

Quer ler esse artigo em seu formato original? Visite o Blog da Listen & Learn em inglês.