Aprimorando A Pronunciação: Conheça Alguns Trava-línguas Em Alemão

Ah, o alemão. Esse idioma no qual duas palavras, quando colocadas no mesmo lugar, te faz arrepiar a espinha! Apesar de toda a complexidade desse idioma, você ficaria surpreso em saber que sua pronunciação não é esse bicho-de-sete-cabeças que tanto parece: você só precisa ter em mente um grupo de regras que dependem de vogais e consoantes. Quer uma maneira divertida de fazer isso? Que tal através de alguns trava-línguas?

ToungeTwisters1

Os trava-línguas surgem da linguagem popular. Conhecemos alguns deles no nosso idioma, como a famosa frase "O rato roeu a roupa do rei de Roma" que enfatiza a pronunciação da letra r gutural.

Com as seguintes frases você praticará os mais frequentes e complicados sons em alemão de uma maneira engraçada.

O som do "B"

“Blaukraut bleibt Blaukraut. Brautkleid bleibt Brautkleid” -  o que significa: "repolho cozido ainda é repolho cozido, e o vestido de casamento ainda é o vestido de casamento". Essa consoante não é tão complicada mas muitas vezes é combinada com ditongos , o que pode ser um pouco difícil. Esse trava-línguas te ajudará a pronunciar as combinações vocais que vem depois de "ei", ou "au".

productmockup

Os sons“S” and “ß”

“‘Sechs Schweizer Schwertschweißer schweißen schwitzend sechs Schweizer Schwerter” - O “S” e o tão estranho “ß” são dois sons que você talvez não reconhecerá com tanta facilidade. A frase significa: “Seis suados soldados com espadas suiças soldam seis espadas suíças”. Em geral, o “S” é pronunciado como em muitas outras línguas, mas se vier antes de um “T” ou “P”, se pronuncia como “Sch” no alemão. E não se esqueça da consoante “ß”! Ela é bem comum neste idioma e é pronunciada como um “S”, sempre que vem depois de uma longa vogal.

A consoante “K”

“Kleine Kinder können keine kleinen Kirschkerne knacken. Kleine Kirschkerne können kleine Kinder keine knacken” - o que significa: “Crianças pequenas não podem quebrar um caroço de cereja. Um caroço de cereja não pode ser quebrado por crianças pequenas.” Essa consoante é a mais comum no alemão e também a mais simples a ser pronunciada, assim como em outros idiomas. Entretanto, você deve saber que existem algumas exceções, como as combinações "Kl" ou "kei".

A pronuncia do “F” e “Sch”

“Fischers Fritze fischt frische Fische. Frische Fische fischt Fischers Fritze”

Sim, o eterno pesadelo do "Sch". A tradução literal seria: "Fichers Fritze pesca peixe fresco. O peixe fresco é pescado pelo Fritze". Ambos os sons são os mais difíceis na língua alemã. Nossa sugestão é realmente trabalhar em cima das mesmas repetidamente, com um bom apoio de um ótimo professor.

Aí está! Aqui te passamos boas dicas de alguns trava-línguas para a sua prática diária, não? Se você opta por ter classes de reforço ou até mesmo iniciar os seus estudos no idioma, faça um teste de nível on-line e GRÁTIS com a Listen and Learn e aprimore o seu alemão agora mesmo! Auf Wiedersehen!