Ç – Aprenda Qual é a Origem da Cedilha

Essa letrinha "engraçada" que quando usamos um teclado de um computador importado faz muita falta, e que vários de nós mesmos, muitas vezes não sabemos quando utilizar. Hoje lhes apresentaremos uma viagem histórica através de algumas línguas e mostrar a origem e evolução de uma letra.

A origem da nossa cedilha atual está na letra Z com uma crista visigoda (povos bárbaros originários no norte da Europa, que ocuparam a Península Ibérica com a queda do Império Romano).

A crista era uma linha de decoração com a qual se "arrematava" a letra, como mostra a ilustração abaixo.

Fonte: WikipediaAo longo do tempo, o ornamento é ampliado e o corpo da letra é atrofiado até ser reduzido a um "rabinho". No entanto, ainda hoje você pode reconhecer o Z original você expandir bastante a letra.

Consegue visualizar a letra Z dentro do C cedilha?

O nome da letra vem do espanhol e significa pequeno z, já que o uma das formas de criar diminutivo é acrescentar o sufixo illo / illa ao substantivo - ex: elefante > elefantillo, então seguindo a mesma lógica zeta > zedilla que em  português ficou cedilha ou cê-cedilha.

Esta letra foi usada anteriormente em espanhol. Poderia ser encontrado em palavras como cabeça ou braço. Porém com a evolução do idioma espanhol, o cedilha foi removido da ortografia no século XVIII.

Palavras que em português usam cedilha e em espanhol usam z

Português Espanhol
cabeça cabeza
braço brazo
força fuerza
caça caza
coração corazón
pança panza
açúcar azúcar

-

Muitos de vocês leitores podem estar familiarizados com o uso da cedilha no catação, pois o apelido da equipe de futebol da região, o Barcelona, é BARÇA.Entretanto ficou sendo usado em outras línguas da Península Ibérica e França, como por exemplo no catalão braç para a palavra braço e garçon do francês que quer dizer moço. (sim, garçon em francês significa moço - cabeças explodindo agora!!!) 

Discuso do general De Gaulle dirigido aos franceses na segunda guerra mundial. Foto: Wikipedia

Porém se acha que essa letra com uma história tão legal é exclusividade das línguas citadas acima errou. Ela também está presente nos alfabetos das línguas albanesa, azeri, lígure, tártara, turca, turcomena, curda, zazaki, friulano e occitano.

Aqui abaixo um exemplo de seu uso no turco, que não tem apenas cedilha no C como também no S.

Jornal turco mostrando o uso da cedilha. Foto: knpr.org

Bônus: Se você quer conhecer mais sobre a língua catalã, recomendamos aqui uma série da Netfix totalmente falada em catalão.

Merlí é uma série de televisão produzida pela TV3 sobre um professor de filosofia que, usando alguns métodos pouco ortodoxos, incentiva seus alunos a pensar livremente - dividindo as opiniões de alunos, professores e famílias.

As letras testemunham a história e a evolução linguística e cultural. Se você quer aperfeiçoar (olha a cedilha aí) ou aprender um novo idioma, faça um teste de nível GRÁTIS. É só escolher o idioma e começar.