Ç – Aprenda Qual é a Origem da Cedilha

CEDILHA, Essa letrinha "engraçada" que quando usamos um teclado de um computador importado faz muita falta, e que vários de nós mesmos, muitas vezes não sabemos quando utilizar. Hoje lhes apresentaremos uma viagem histórica através de algumas línguas e mostrar a origem e evolução de uma letra.

A origem da nossa cedilha atual está na letra Z com uma crista visigoda (povos bárbaros originários no norte da Europa, que ocuparam a Península Ibérica com a queda do Império Romano).

A crista era uma linha de decoração com a qual se "arrematava" a letra, como mostra a ilustração abaixo.

Ao longo do tempo, o ornamento é ampliado e o corpo da letra é atrofiado até ser reduzido a um "rabinho". No entanto, ainda hoje você pode reconhecer o Z original você expandir bastante a letra.

Consegue visualizar a letra Z dentro do C cedilha?

 

O nome da letra vem do espanhol e significa pequeno z, já que o uma das formas de criar diminutivo é acrescentar o sufixo illo / illa ao substantivo:

 

ex: elefante > elefantillo

 

Então seguindo a mesma lógica zeta > zedilla que em  português ficou cedilha ou cê-cedilha.

Esta letra foi usada anteriormente em espanhol (onde também é conhecida como 'C cortada'). Poderia ser encontrado em palavras como cabeça ou braço. Porém com a evolução do idioma espanhol, o cedilha foi removido da ortografia no século XVIII.

Palavras que em português usam cedilha e em espanhol usam z:

 

Português Espanhol
cabeça cabeza
braço brazo
força fuerza
caça caza
coração corazón
pança panza
açúcar azúcar

-

Muitos de vocês leitores podem estar familiarizados com o uso da cedilha no catação, pois o apelido da equipe de futebol da região, o Barcelona, é BARÇA.Entretanto ficou sendo usado em outras línguas da Península Ibérica e França, como por exemplo no catalão braç para a palavra braço e garçon do francês que quer dizer moço. (sim, garçon em francês significa moço - cabeças explodindo agora!!!):

 

 

 

Discuso do general De Gaulle dirigido aos franceses na segunda guerra mundial. Foto: Wikipedia

 

Porém se acha que essa letra com uma história tão legal é exclusividade das línguas citadas acima errou. Ela também está presente nos alfabetos das línguas albanesa, azeri, lígure, tártara, turca, turcomena, curda, zazaki, friulano e occitano.

Aqui abaixo um exemplo de seu uso no turco, que não tem apenas cedilha no C como também no S.

Jornal turco mostrando o uso da cedilha. Foto: knpr.org

 

Bônus: Se você quer conhecer mais sobre a língua catalã, recomendamos aqui uma série da Netfix totalmente falada em catalão.

 

 

Merlí é uma série de televisão produzida pela TV3 sobre um professor de filosofia que, usando alguns métodos pouco ortodoxos, incentiva seus alunos a pensar livremente - dividindo as opiniões de alunos, professores e famílias.

As letras testemunham a história e a evolução linguística e cultural. Se você quer aperfeiçoar (olha a cedilha aí) ou aprender um novo idioma, faça um teste de nível GRÁTIS, e é só escolher o idioma e começar.

Nossos cursos são híbridos podendo começar on-line (remotos) e terminar presencialmente (dependendo da disponibilidade do professor na sua região). Para aqueles que querem estudar no conforto de casa, as aulas podem ser por Skype, Zooom, Google Meet ou até mesmo WhatsApp!