Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

Dicas infalíveis para aprender francês!

Aprender uma nova língua é uma das coisas mais prazerosas do mundo. Aquela ansiedade para conseguir formar a primeira frase, a felicidade que dá ao conseguirmos usar sinônimos quando estamos tentando nos comunicar, ou então o frio na barriga ao conversar com um nativo do idioma que você está estudando. Agora imagina aprender e conseguir se comunicar em francês? Um dos idiomas mais sexy's do mundo, considerada a língua do amor? Além do que o francês é falado no mundo inteiro, sendo o idioma oficial em 32 países. É a terceira língua mais falada da internet (só fica atrás do inglês e do mandarim!). Ficou animado para aprender a língua francesa? Então se liga nessas dicas!

Dicas infalíveis paraaprender FRANCÊS! (1)Aprender uma nova língua é uma das coisas mais prazerosas do mundo. Aquela ansiedade para conseguir formar a primeira frase, a felicidade que dá ao conseguirmos usar sinônimos quando estamos tentando nos comunicar, ou então o frio na barriga ao conversar com um nativo do idioma que você está estudando. Agora imagina aprender e conseguir se comunicar em francês? Um dos idiomas mais sexy's do mundo, considerada a língua do amor? Além do que o francês é falado no mundo inteiro, sendo o idioma oficial em 32 países. É a terceira língua mais falada da internet (só fica atrás do inglês e do mandarim!). Ficou animado para aprender a língua francesa? Então se liga nessas dicas!

1. Contato com a língua
É muito importante estar sempre em contato com a língua. Uma das vantagens de se aprender francês é a de que é relativamente fácil encontrar produtos culturais da França por aí. Os filmes franceses, por exemplo, são bem famosos no mundo e podem ser encontrados em televisões a cabo e internet. O importante é sempre treinar o ouvido e os olhos para tudo o que você ouve e escuta em francês.

2. Treinar a pronúncia
O francês é um dos idiomas com a pronúncia mais marcada e para falar corretamente é necessário estudar muito como as palavras são pronunciadas e assim, tentar imitar o sotaque. Alguns exemplos são o “i”, na palavra pli (dobra), a boca precisa estar esticada na horizontal, e no “u”, encontrado na palavra plus (mais), é o momento de fazer o famoso biquinho que os franceses usam na pronúncia. O movimento dos lábios é essencial para te ajudar nesta parte!

Dicas infalíveis paraaprender FRANCÊS!

3. Melhor forma de aprendizado
Cada um é cada um, e essa lógica se aplica também na forma com que cada pessoa assimila o processo de aprendizado. No caso de idiomas, existe gente que aprende melhor com estímulos visuais, outras pessoas são melhores em escutar e ouvir música, por exemplo. Por isso é muito importante que você tente identificar qual é a forma que você tem maior aptidão no aprendizado, não só aptidão e também a sua maneira preferida de assimilar novos ensinamentos.

4. Foco e objetivo
Uma das coisas primordiais no aprendizado de francês, e de idiomas no geral, é o foco e o objetivo. Antes de começar a estudar, estabeleça metas diárias, depois semanais e depois mensais. É muito importante também conseguir definir as suas prioridades e objetivos. Por exemplo, eu sou um engenheiro mecânico e tenho interesse em fazer um mestrado na França. Então depois de saber o básico, o próximo passo é aprender termos técnicos de engenharia e como se comunicar no mundo corporativo da engenharia.

5. Associações com o português
O francês e o português são línguas latinas, isso significa dizer que existem muitas semelhanças entre os dois idiomas. Portanto, não há mal nenhum em comparar as semelhanças e ficar atento para as diferenças. Só deve tomar cuidado com os falsos cognatos, ou seja, aquelas palavras que são parecidas, mas que tem o significado completamente distinto.

6. Conjugações Verbais
Eu passei seis anos estudando francês e mesmo assim ainda tinha muitas dúvidas sobre conjugações verbais. Quando a forma muda no passé composé? Como o verbo se conjuga no passado se é intransitivo? Enfim..muitas perguntas! E não tem jeito, só com muito treino e memorização que você vai conseguir dominar as conjugações verbais quando se trata de língua francesa.

7. A prática é a sua melhor amiga!
Pratique sem medo de errar e tente usar o que você aprende em situações reais e cotidianas pelas quais você pode se deparar. Como por exemplo, pedir informações na rua, fazer um pedido em um restaurante. E o mais importante sempre, não tenha vergonha e nem medo de errar! Lembre-se que o francês não é a sua língua materna, portanto você tem direito de errar!
close-up-1839974_1920
8. Benefícios: Estudar na França
Os benefícios de falar francês são muitos, mas um em particular pode ser muito atrativo para milhões de brasileiros. A maioria das universidades francesas são públicas e este benefício é abrangente  aos estudantes internacionais. O grande problema - que pode virar a sua solução - é que quase todos os cursos destas faculdades são em francês. Uma vez que você tem a proeficiência no idioma, pode conseguir fazer uma pós, um mestrado ou até um doutorado de graça e em um país de primeiro mundo!

Depois deste post ficou provado que aprender francês só vai te trazer alegrias né? E a sua alegria pode ser maior ainda se você escolher a melhor escola de idiomas para esta empreitada. Vem com a gente! Faça um teste de nível online e GRATUITO com a Listen & Learn Brasil e nunca mais passe sufoco para se comunicar ao redor do mundo!