Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

Dicas Valiosas Para Quem Quer Estudar Chinês – Livros, Dicionários e Apps

Olá, o título do artigo já diz tudo: se você já estuda ou quer aventurar-se nos estudos da língua com mais falantes do mundo, esse post é para você. O Básico: Archchinese: Bom dicionário que se destaca por incluir pronúncia, radicais, ordem de traço (isso é muito importante para escrever os ideogramas) e palavras relacionadas aos caracteres que pesquisamos. Line Dictionary: Este dicionário, anteriormente conhecido com Nciku, é ótimo para procurar caracteres que você desconhece o seu radical. Também  possui muitas frases usadas como exemplo tiradas da internet. Character Pop: serve para "desmontar" os componentes dos caracteres facilitando o seu entendimento e como são formados. É muito útil e bastante visual, porém, infelizmente muitas das suas melhores ferramentas não são mais grátis.. Quizlet: Para aprender o vocabulário de cada lição esse site é uma mão na roda. É uma ótima ferramenta para criar flashcards ou cartões virtuais. Apps: Pleco: está na PlayStore e na AppStore - É um dicionário muito completo e útil. Tem a opção de escrever caracteres à mão, bem como um bom software OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Funciona off-line (sem internet) e é gratuito com a opção de comprar extensões, como mais dicionários, sistema de cartão flash, entrada manual de caracteres, etc. Aplicativo Quizlet: Versão mobile do site Quizlet e é grátis. Aplicativo Anki: Versão móvel do programa de flashcards Anki. É gratuito para Android, pago para AppStore. Se você é uma pessoa curiosa e quer sempre algo mais? Esses são alguns livros didáticos para que você pode usar como extras nos seus estudos de chinês (os livros estão em inglês): Boya Chinese A favor: Esse é o livro que é usado na nas aulas de chinês para estrangeiros na Universidade de Pequim. Contra: Aprofunda pouco nos assuntos, tem um vocabulário obsoleto e complexo para o nível que é ensinado e as explicações da gramática são praticamente inexistentes. New Practical Chinese Reader A favor: Esse é um excelente livro se suporte às aulas com um professor. A gramática é muito bem explicada, tem muito material de leitura, uma seção sobre cultura chinesa e o áudio das lições também inclui vídeos que ajudam muito e estão disponíveis no Youtube.  Contra: O ritmo é muito mais lento do que a maioria dos livros didáticos, porém dependendo do caso não e do seu tempo de aprender, isso não venha a ser um problema. A sua variedade de temas  não alcança o mesmo nível que Boya.  Entretanto, segue sendo uma boa opção de livro para acompanhar os seus estudos. Se você tiver alguma dúvida ou quiser mais conselhos sobre recursos para estudar chinês, não hesite em deixar um comentário.    

Olá, o título do artigo já diz tudo: se você já estuda ou quer aventurar-se nos estudos da língua com mais falantes do mundo, esse post é para você.

O Básico:

Archchinese: Bom dicionário que se destaca por incluir pronúncia, radicais, ordem de traço (isso é muito importante para escrever os ideogramas) e palavras relacionadas aos caracteres que pesquisamos.

Line Dictionary: Este dicionário, anteriormente conhecido com Nciku, é ótimo para procurar caracteres que você desconhece o seu radical. Também  possui muitas frases usadas como exemplo tiradas da internet.

Character Pop: serve para "desmontar" os componentes dos caracteres facilitando o seu entendimento e como são formados. É muito útil e bastante visual, porém, infelizmente muitas das suas melhores ferramentas não são mais grátis..

Quizlet: Para aprender o vocabulário de cada lição esse site é uma mão na roda. É uma ótima ferramenta para criar flashcards ou cartões virtuais.

Imagem: huawen

Apps:

Pleco: está na PlayStore e na AppStore - É um dicionário muito completo e útil. Tem a opção de escrever caracteres à mão, bem como um bom software OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Funciona off-line (sem internet) e é gratuito com a opção de comprar extensões, como mais dicionários, sistema de cartão flash, entrada manual de caracteres, etc.

Aplicativo Quizlet: Versão mobile do site Quizlet e é grátis.

Aplicativo Anki: Versão móvel do programa de flashcards Anki. É gratuito para Android, pago para AppStore.

Se você é uma pessoa curiosa e quer sempre algo mais?

Esses são alguns livros didáticos para que você pode usar como extras nos seus estudos de chinês (os livros estão em inglês):

Boya Chinese

Imagem: Thriftbooks

A favor: Esse é o livro que é usado na nas aulas de chinês para estrangeiros na Universidade de Pequim.

Contra: Aprofunda pouco nos assuntos, tem um vocabulário obsoleto e complexo para o nível que é ensinado e as explicações da gramática são praticamente inexistentes.

New Practical Chinese Reader

Imagem: yes24

A favor: Esse é um excelente livro se suporte às aulas com um professor. A gramática é muito bem explicada, tem muito material de leitura, uma seção sobre cultura chinesa e o áudio das lições também inclui vídeos que ajudam muito e estão disponíveis no Youtube.

Contra: O ritmo é muito mais lento do que a maioria dos livros didáticos, porém dependendo do caso não e do seu tempo de aprender, isso não venha a ser um problema. A sua variedade de temas  não alcança o mesmo nível que Boya.  Entretanto, segue sendo uma boa opção de livro para acompanhar os seus estudos.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser mais conselhos sobre recursos para estudar chinês, não hesite em deixar um comentário.