Language lessons across the UK & Ireland

Call us!0203 650 19 50 / +353 (0) 1 440 3978

O Sonho de Muitos Pais Hoje em Dia: Educar Seus Filhos de Forma Bilíngue

O sonho de muitos pais é que seus filhos aprendam outros idiomas e sejam dotados de inteligência, mas muitos não sabem que podem contribuir com isso desde as fases mais jovens de seus filhos. E é sobre isso que vamos falar hoje, como educar uma criança em dois idiomas. Ao falar sobre o tema, muitas pessoas já imaginam um bixo de sete cabeças, no entanto, é muito mais fácil do que parece. O cérebro humano pode aprender qualquer idioma, desde que apresentado para o mesmo, por isso quanto mais cedo o idioma for apresentado para a criança, ela vai dominar melhor. Antes dos quatro anos de idade, é recomendado que a criança apenas tenha contato oral com as línguas. Uma dica bastante valiosa é que a criança tenha acesso a conteúdo nos idiomas em que ela está sendo educada, tais como desenhos animados, músicas, filmes, brinquedos e jogos... Peppa Pig em inglês é uma boa pedida Cada criança é diferente, cada um tem seu ritmo de aprendizado. Se uma criança demonstrar extrema dificuldade, o mais recomendado é que ela seja educada em apenas uma língua. Uma grande ajuda na educação bilíngue de uma criança seria se um dos pais também fosse bilíngue, pois dessa meneira, cada pai se comunicaria com seu filho em um idioma diferente. Recomenda-se sempre dar preferência para o idioma no qual a criança terá mais contato, isso é, o idioma oficial do país onde ela mora. Se no caso ambos os pais falam a mesma língua, porém moram em um país onde o idioma adotado é outro, facilita a aprendizagem da criança, pois em casa se comunica com os pais em um idioma e fora de casa, em outro. Tendo assim um contato direto com duas línguas, facilitando o aprendizado. Se sair do país não for uma opção, colocar o filho em uma escola de idiomas facilita bastante, pois lá, desde cedo, irá aprender a gramática e conversação do novo idioma, sendo educado por um profissional qualificado para ensinar uma mente tão jovem a desenvolver o outro idioma. Se os pais tiverem condições, é recomendado que procurem uma escola bilíngue, onde já são especializados em educar crianças em dois idiomas ao mesmo tempo. A diferença entre uma escola de idiomas e uma escola bilíngue, é que em uma é ensinado o idioma e sua gramática, já em outra, o aluno aprende mais do que só o idioma. Aprende a cultura dos países no qual idioma está sendo educado e tem aulas de vários temas, como português, matemática e ciencias em ambos os idiomas. Assim, os pais podem dar continuidade do trabalho da escola em casa, ajudando ainda mais no aprendizado. É normal que uma criança misture os dois idiomas em um diálogo, conforme ela for amadurecendo, irá aprender os lugares e pessoas com quem deve utilizar cada um dos idiomas. Com essas valiosas dicas, já é hora de preparar as crianças para um futuro onde saber mais de um idioma é de suma importância, e de começar a planejar o futuro dos pimpolhos!!!

O sonho de muitos pais é que seus filhos aprendam outros idiomas e sejam dotados de inteligência, mas muitos não sabem que podem contribuir com isso desde as fases mais jovens de seus filhos. E é sobre isso que vamos falar hoje, como educar uma criança em dois idiomas.

Ao falar sobre o tema, muitas pessoas já imaginam um bixo de sete cabeças, no entanto, é muito mais fácil do que parece. O cérebro humano pode aprender qualquer idioma, desde que apresentado para o mesmo, por isso quanto mais cedo o idioma for apresentado para a criança, ela vai dominar melhor.

Imagem: Pixabay

Antes dos quatro anos de idade, é recomendado que a criança apenas tenha contato oral com as línguas. Uma dica bastante valiosa é que a criança tenha acesso a conteúdo nos idiomas em que ela está sendo educada, tais como desenhos animados, músicas, filmes, brinquedos e jogos...

Peppa Pig em inglês é uma boa pedida

Cada criança é diferente, cada um tem seu ritmo de aprendizado. Se uma criança demonstrar extrema dificuldade, o mais recomendado é que ela seja educada em apenas uma língua.

Uma grande ajuda na educação bilíngue de uma criança seria se um dos pais também fosse bilíngue, pois dessa meneira, cada pai se comunicaria com seu filho em um idioma diferente. Recomenda-se sempre dar preferência para o idioma no qual a criança terá mais contato, isso é, o idioma oficial do país onde ela mora.

Se no caso ambos os pais falam a mesma língua, porém moram em um país onde o idioma adotado é outro, facilita a aprendizagem da criança, pois em casa se comunica com os pais em um idioma e fora de casa, em outro. Tendo assim um contato direto com duas línguas, facilitando o aprendizado.

Se sair do país não for uma opção, colocar o filho em uma escola de idiomas facilita bastante, pois lá, desde cedo, irá aprender a gramática e conversação do novo idioma, sendo educado por um profissional qualificado para ensinar uma mente tão jovem a desenvolver o outro idioma.

Se os pais tiverem condições, é recomendado que procurem uma escola bilíngue, onde já são especializados em educar crianças em dois idiomas ao mesmo tempo. A diferença entre uma escola de idiomas e uma escola bilíngue, é que em uma é ensinado o idioma e sua gramática, já em outra, o aluno aprende mais do que só o idioma.

Aprende a cultura dos países no qual idioma está sendo educado e tem aulas de vários temas, como português, matemática e ciencias em ambos os idiomas. Assim, os pais podem dar continuidade do trabalho da escola em casa, ajudando ainda mais no aprendizado. É normal que uma criança misture os dois idiomas em um diálogo, conforme ela for amadurecendo, irá aprender os lugares e pessoas com quem deve utilizar cada um dos idiomas.

Com essas valiosas dicas, já é hora de preparar as crianças para um futuro onde saber mais de um idioma é de suma importância, e de começar a planejar o futuro dos pimpolhos!!!