A Importância de Se Articular Bem Em Uma Determinada Língua

Que a língua é a uma das principais pontes de relação entre os seres humanos todos nós já sabemos. Ela é a nossa forma mais explícita de expressão e apesar de existirem várias outras maneiras para uma comunicação funcional, ela termina por ser indispensável. Ha muito se questiona quais são os padrões e estruturas para uma boa argumentação. Desde os sofistas esse tema foi sempre muito bem estudado afinal, há algo mais efetivo do que uma boa oratória?

Uma opinião bem estruturada pode mudar de conceitos até pré-julgamentos sobre algo ou alguém. Podemos utilizar dessa ferramenta de persuasão tanto para reafirmar nossas questões pessoais e afetivas quanto para a vida profissional. O mercado de trabalho exige uma posição argumentativa muito bem embasada e para isso é necessário um bom vocabulário.

1

Como uma segunda língua por exemplo, é importante ter em conta e estar o máximo imerso para entender pontos e construir uma argumentação bem articulada para que a informação chegue a alto e a bom som para o ouvinte. Não é um processo que ocorre do dia pra noite justamente por essa necessidade de contato e apropriação de uma cultura distinta, mas resulta por ser extremamente importante. Conhecer muitas expressões e palavras é bom, melhor ainda é saber escrevê-las e aplicá-las corretamente. A fala  complexa é muito utilizada em Universidades e na literatura, e pode não ser tão apetitosa a primeira instância pois exige uma dedicação e atenção maior do que um simples diálogo de cotidiano, mas pode trazer as bases necessárias para o êxito da mensagem que se quer passar.

 Algumas dicas interessantes para expandir o seu vocabulário e melhorar sua interpretação pessoal:

Pesquisar sempre o significado de cada expressão e palavra nova:

Nem sempre entendemos algo só pelo o contato direto com o mesmo. Pode ser necessário uma explicação literal. Ao averiguar as  raízes podemos nos  brindar à lógica de uma expressão ou palavra específica.

Leia bastante:

Woman_reading_at_the_beach

Esse é um clássico da base do aprendizado. Para uma boa interpretação textual não existe nada mais efetivo do que ter uma rotina de leitura. Tudo depende de como você enxerga a mensagem ou o símbolo, e consequentemente você acaba por conhecer e se familiarizar com palavras e expressões novas, o que enriquece toda a sua argumentação e o aproxima mais ainda de uma língua estrangeira.

Conversar com pessoas envoltas a mesma língua:

Falamos daquilo o que conhecemos, e para conhecer é necessário se relacionar. Um grupo é considerado como tal por ter algo em comum. No que tange o idioma, essa é com certeza a ferramenta chave de relação exitosa de pessoas com os mesmos interesses. Conversar com esses indivíduos aumenta a imersão nessa determinada cultura e o choque de ideias traz o ato de se questionar, criando uma argumentação pessoal e de boa qualidade.

Praticar a escrita:

2

Com uma argumentação pessoal temos a capacidade em opinar e articular sobre algo. A prática da escrita é indispensável para os interessados em uma boa comunicação: ela é ao mesmo tempo um processo de auto-avaliação e aprendizado.

Dedicar-se a uma língua é conhecer um pouco de si mesmo e o que o cerca. Portas se abrem, relações terminam por ser mais saudáveis e o esclarecimento pessoal nos traz a paz de espirito necessária para seguir nossas vidas.

Entendeu a importância de um bom vocabulário? Melhor que dominá-lo bem é saber como aplicá-lo em várias outras situações. Faça um teste de nível para conhecê-lo e expandi-lo! See ya!